Para a empresa, a atenção com suas equipes vai além dos cuidados com a saúde mental, abrangendo também suporte jurídico e financeiro
Os impactos causados pela pandemia da Covid-19 vêm gerando um cenário de incertezas e oscilações nos trabalhadores brasileiros, afetando tanto a vida profissional, quanto a pessoal. Nesta conjuntura, crescem as sensações de preocupação que podem desencadear quadros de ansiedade e depressão. De acordo com pesquisa do Instituto Ipsos mais da metade dos brasileiros entrevistados (53%) declararam que sua saúde emocional e mental piorou desde o início da pandemia.
Para prevenir este quadro, ao mesmo tempo em que orienta e funciona como um ponto de apoio, empresas vêm quebrando fronteiras, fornecendo ferramentas e assistência para que os funcionários possam organizar as opções que beneficiem suas vidas e auxiliem nas necessidades pessoais. Estes cuidados são investimentos feitos nas pessoas e na própria empresa, principalmente ao considerar que uma mente saudável e um ambiente tranquilo geram maior produtividade.
Foi pensando desta forma que a Copersucar, companhia nacional e maior comercializadora de açúcar e etanol do mundo, percebeu a necessidade de disponibilizar um suporte bem estruturado aos seus colaboradores a partir de um programa interno de cuidados que ultrapassa o indivíduo, abrangendo todo ambiente onde ele vive.
O gerente de Recursos Humanos da Copersucar, Josimar de Andrade, acredita que um colaborador que trabalha sem preocupações tem um desempenho melhor que aquele que possui algum problema o incomodando. Por isso, quando a empresa dá o apoio para todo o ambiente familiar que o circunda, está contribuindo para o desempenho da empresa. "O Programa é uma ferramenta que ajuda o colaborador a vir trabalhar com a mente tranquila. Todo mundo sabe como é trabalhar preocupado em pagar alguma coisa ou enfrentando outros problemas pessoais, sem saber como resolvê-los. Um colaborador concentrado é um profissional mais eficiente", completa.
O Programa de Apoio Pessoal (PAP) desenvolvido pela Copersucar em parceria com a
Alelo e a Auster oferece gratuitamente para todos os colaboradores três tipos de serviços: psicológico, jurídico e de educação financeira. O foco está não apenas na saúde, mas também no bem-estar dos colaboradores e seus dependentes legais.
O programa funciona de forma anônima, para que as pessoas se sintam mais confortáveis a procurarem os atendimentos, sendo que todas as conversas são mantidas em total sigilo. Durante as consultas, é possível realizar preparação de orçamento para algum projeto pessoal, apoio para adquirir bens duráveis, como apartamentos, ou para recuperar reequilíbrio orçamentário doméstico.
Para as necessidades psicológicas, o PAP atende quadros como ansiedade, depressão, crises de relacionamento conjugal, familiar e profissional, de natureza emocional, entre outros. Enquanto o suporte jurídico envolve assuntos relacionados ao Direito Civil, Imobiliário, Familiar, Criminal e do Consumidor, além de normas para aposentadoria. O atendimento é feito exclusivamente por telefone, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
O programa apresentou tanto sucesso nestes primeiros anos que a empresa pretende mantê-lo mesmo depois do término da pandemia. "É uma atividade onde todos ganham: a empresa, o colaborador e a sua família. E este apoio é tão gratificante, que faz com que a ferramenta seja um importante instrumento de engajamento", completa Andrade.