Cinco tendências de transição energética para ficar de olho em 2022

Analistas da S&P Global Platts Analytics elencam cinco principais tendências para 2022, entre elas novo recorde em emissões de CO2 e nas vendas de veículos elétricos.  

Emissões de CO2 em níveis recordes em 2022: As emissões de CO2 devem aumentar 2,5% em 2022, alcançando novos níveis recordes, prevê S&P Global Platts Analytics.

A consultoria vê nas eleições que acontecem este ano nos EUA e na Austrália um risco de retrocesso em agendas de políticas ambientais. 

"Essas eleições são lembretes de que 'toda política é local' e o destino dos acordos globais geralmente é determinado por eleições domésticas, sentimento público regional e mudanças nas políticas locais", comentam os analistas. 

Preços altos e incentivos para instalações de energia renovável: Os fortes preços de energia levaram as margens de energia renovável a níveis historicamente altos nos principais mercados e aumentaram as perspectivas de crescimento mais rápido das instalações em 2022. 

Segundo a Platts Analytics, a ironia é que o baixo desempenho das energias renováveis foi um fator-chave por trás do aumento nos preços globais de gás e energia. 

Apesar de um aumento de 10% nos custos de comissionamento devido a preços historicamente altos de matérias-primas e questões trabalhistas, as adições de capacidade solar fotovoltaica devem aumentar 4% em 2022. Eólicas onshore devem crescer 1%.

Eólica offshore deve contrair em 25% em 2022 devido à eliminação gradual dos subsídios da China. 
Novo recorde de vendas para veículos elétricos: Em 2021, houve crescimento de 108% ano a ano nas vendas de veículos elétricos, impulsionadas políticas governamentais, altos custos do combustível e incentivos financeiros, especialmente na China e na União Europeia.  

Para 2022, a S&P Global Platts Analytics espera uma aceleração no crescimento das vendas, impulsionada por ações tomadas pelas próprias montadoras, que continuam a aumentar os investimentos na fabricação de veículos elétricos e tecnologia de baterias, e ampliando a construção de estações de carregamento.  

A estimativa é que as vendas crescerão mais de 40% em 2022.
Produção de hidrogênio e a realidade de entrega: Projetos anunciados de capacidade de produção de hidrogênio de baixo carbono no banco de dados de ativos da Platts Analytics chegaram a 29 milhões de toneladas até o final de 2021.  

E diferentes rotas de produção estão programadas para entrar em operação em 2022, variando de um projeto de maior escala usando biogás e gás de aterro sanitário a eletrolisadores de pequena escala combinados com energias renováveis. 

No entanto, a S&P Global Platts Analytics não espera que projetos de hidrogênio azul em grande escala (gás natural + captura de carbono) se tornem operacionais em 2022.
Marcos tecnológicos para setores difíceis de descarbonizar: Tecnologias em setores mais difíceis de descarbonizar, como aviação e transporte marítimo, ainda estão essencialmente em fase de demonstração, mas a Platts espera que vários marcos sejam alcançados nos próximos 12 meses.

Isso inclui embarcações marítimas movidas a hidrogênio e oito navios que estarão prontos para serem abastecidos com amônia como combustível alternativo se/quando o abastecimento e a infraestrutura estiverem disponíveis. 

Embora não seja alimentado por hidrogênio em si, o primeiro grande transportador de hidrogênio liquefeito (LH2) carregará sua primeira carga de hidrogênio na Austrália no início de 2022, uma indicação precoce de que o comércio internacional de hidrogênio pode ser viável.  

Na aviação, a S&P Global Platts Analytics prevê maior uso de combustíveis de aviação sustentáveis (SAFs, na sigla em inglês), impulsionado por mandatos governamentais (por exemplo, o mandato da França de 1% de uso de SAF a partir de 2022) e companhias aéreas comerciais que buscam testar taxas de mistura de SAF mais altas. 

Fonte: epbr

Foto: divulgacao Macofren.

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