Campo Grande, novembro de 2024 – Com o objetivo de reforçar a preservação do Cerrado, a ADM, empresa líder em comercialização de grãos e insumos, nutrição humana e animal, distribuiu 3 mil mudas de árvores nativas em uma ação que uniu incentivo ao reflorestamento e apoio a famílias que têm renda vinculada à economia sustentável em Campo Grande (MS).
As espécies distribuídas são de árvores frutíferas nativas do Cerrado, que é o segundo maior bioma da América do Sul. Entre as mudas doadas na ação estão o Araçá Vermelho, a Guavira, Baru, Jatobá e o Caju, que serão plantadas em assentamentos na Área de Preservação Permanente (APA) do Ceroula, um dos principais mananciais de abastecimento de água no município.
“A ADM trabalha para gerar impactos positivos nas comunidades em que atua, colaborando com organizações da sociedade civil e poder público, subsidiando iniciativas voltadas para a sustentabilidade, como este plantio em Campo Grande. Nesse sentido, priorizamos programas e projetos que promovem reflorestamento, combate às mudanças climáticas, agricultura regenerativa e economia circular. Por meio de parcerias estratégicas, buscamos ampliar o alcance e o impacto positivo de ações com estas em todo o país”, afirma Caroline Hoth, Líder Regional da ADM Cares. A companhia tem a maior fábrica de proteínas de soja da América Latina na cidade de Campo Grande,
Além de garantir a criação de áreas verdes primordiais para a região, a ação visa beneficiar cerca de 45 famílias que residem nos assentamentos do Sucuri, Conquista e Região do Aguão por meio da criação de um pomar próprio para cultivo e comercialização das frutas das diferentes espécies. A comunidade do Sucuri também desenvolve atividades de turismo rural.
A ação é a continuidade dos plantios iniciados em março na região, quando foram distribuídas simbolicamente 136 mudas iniciais. As 3 mil unidades atuais serão plantadas até o fim de dezembro, período que concentra chuvas e por isso é mais adequado ao desenvolvimento das plantas. A ação de doação das mudas foi intermediada pelo Instituto Auá, responsável pelo planejamento, seleção de árvores e logística com viveiros locais juntamente com a prefeitura.
O projeto tem aderência às ações de sustentabilidade e responsabilidade social da ADM, via ADM Cares, que tem como objetivo apoiar ações educacionais e de conscientização ambiental, segurança alimentar, inclusão produtiva, restauração de áreas e arborização urbana. Além de Campo Grande, outras sete cidades onde a ADM possui operações principais também foram beneficiadas pelo plantio de mudas, iniciado em 2022: Porto Franco (MT), Colombo (PR), Joaçaba (SC), Rondonópolis (MT), Santos (SP), Uberlândia e Três Corações, ambas em Minas Gerais. Ao todo, a ADM doou 25 mil mudas em referência ao seu tempo de presença no Brasil.