Produtor já deve se preparar para semeadura da safra de milho 2022

Produtor já deve se preparar
Produtor já deve se preparar
Produtor já deve se preparar
Produtor já deve se preparar
Produtor já deve se preparar
Produtor já deve se preparar

Fazer uso correto do distribuidor de insumos é um dos pontos fundamentais para atingir grandes produtividades

Segundo o relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a previsão da área de plantio da segunda safra de milho em 2022 em Mato Grosso é de 6,23 milhões de hectares. A estimativa de produtividade média é de 106,09 sacas por hectare, o que deve resultar em uma produção total de 39,64 milhões de toneladas. Para essa previsão se confirmar o produtor precisa fazer a parte dele e desde já começar a se programar para a temporada que se inicia em fevereiro.

Um dos pontos importantes é se atentar às máquinas e equipamentos da propriedade, principalmente aos distribuidores de insumos. Pensando mais especificamente na distribuição de adubos, o produtor que não quer correr riscos deve já ter o insumo que será usado armazenado, ter as prescrições de doses prontas e principalmente estar com o implemento pronto para aplicação, seja novo ou usado com revisão em ordem.

De acordo com Reinaldo Teixeira, supervisor operacional da MP Agro, a escolha do distribuidor para uma propriedade precisa ser baseado no tamanho da área, nos insumos que utiliza e na cultura. “Além destes três importantes fatores, também é preciso atentar a composição e relevo da terra. Com essas informações ele pode decidir o melhor modelo de distribuidor para atender com plenitude suas necessidades”, destaca.

Ao se atentar a estes pontos, além de minimizar os erros, o agricultor amplia sua possibilidade de maiores ganhos. “A escolha correta do distribuidor pode impactar em economia de combustível, agilidade e qualidade de aplicação, mais produtividade e ainda maior lucratividade na colheita”, reforça Teixeira.

Atenção a manutenção

Após a escolha do equipamento ideal para a necessidade da fazenda, antes de ir a campo é preciso se atentar a alguns procedimentos preliminares, ainda mais quando o equipamento não é novo. Um deles é certificar que o distribuidor está com revisão do sistema hidráulico, elétrico/eletrônico e mecânico em ordem para não correr riscos de paradas não programadas durante as aplicações. Além disso, é importante calibrar bem o implemento para manter a acurácia próximo do 100% e em caso de aplicação com taxa variável ter todos os mapas prontos no formato correto.

De acordo com o supervisor técnico, para manter sempre a manutenção em dia, uma dica importante é toda vez que terminar um ciclo de aplicação, já realizar as revisões preventivas e durante o dia a dia se atentar para revisão preditivas. “Assim o equipamento sempre estará pronto para trabalho e livre de paradas não programadas”, reforça Teixeira.

 Soluções do mercado

Quando o assunto é distribuidores de insumos, a MP Agro oferece quatro linhas de equipamentos para atender as necessidades dos mais variados perfis de produtores. Uma das soluções é o Taurus Robust. Como o nome já diz, ele é robusto e garante a entrega de melhores resultados operacionais, graças a sua alta capacidade de carga aliada com tecnologia de ponta. Entre seus diferenciais estão: alta capacidade de carga de 25.000 kg e 30.000 kg, promove economia de diesel devido a menos paradas para abastecimento, estrutura 100% aço inox e ainda desligamento de seção para economia de adubo em áreas quebradas.

Outra solução é a Linha Z que transforma o pulverizador autopropelido em distribuidor de fertilizantes, o que permite adubação parcelada e diminui o amassamento da lavoura. Ele é compatível com todos os modelos de autopropelido do mercado. Entre seus diferenciais estão: capacidade para 4 e 6 m³, estrutura 100% aço inox, valorização do autopropelido usado, economia de até 80% se comparado com a compra de um equipamento novo.

Já o Taurus se destaca por sua durabilidade. Com capacidade para 12.000kg ou 6m³, o equipamento tem cabeçalho reforçado e versatilidade na aplicação, pois conta com palhetas para distribuição de sólidos e pós, uma solução fundamental para a agricultura de precisão. Ele possui ainda sistema de esteira removível com guia em toda extensão para evitar desalinhamento, componente anti-falhas e roletes de fácil encaixe.

A empresa disponibiliza ainda ao mercado o Taurus Truck. Forte e resistente, o equipamento foi desenvolvido para acoplamento em caminhões, com a agilidade necessária para garantir mais produtividade e a missão de entregar os melhores resultados. Com alta capacidade de carga: 25.000 kg e 30.000 kg, ele oferece 66% a mais de tempo de trabalho em relação ao tempo de carregamento, o que garante ao produtor rápido retorno do investimento.

Notícias relacionadas
© Agricultores apostam em novas tecnologias para superar a instabilidade climática; veja dicas para planejar a safra

Agricultores apostam em novas tecnologias para superar a instabilidade climática; veja dicas para planejar a safra

© Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil

Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil

© Agro brasileiro conquista quatro novos mercados na China

Agro brasileiro conquista quatro novos mercados na China

© Nova lei do agronegócio beneficia pequenos e médios produtores rurais com retornos financeiros

Nova lei do agronegócio beneficia pequenos e médios produtores rurais com retornos financeiros

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook