Movimentação de cargas por ferrovia chega a 20% nos portos paranaenses

Movimentação de cargas por f
Movimentação de cargas por f
Movimentação de cargas por f
Movimentação de cargas por f
Movimentação de cargas por f
Movimentação de cargas por f

Das 53.054.946 toneladas movimentadas de janeiro a novembro deste ano, 20,1% foram por ferrovia.

A chegada e saída de produtos em vagões, nos portos do Paraná, seguem em alta. Das 53.054.946 toneladas movimentadas de janeiro a novembro deste ano, 20,1% foram por ferrovia. Esse percentual é equivalente a 10.669.705 toneladas de mercadorias, de diversos segmentos, movimentadas pelo modal.

Do restante, 40.927.435 toneladas de cargas foram transportadas em caminhões (77,1%) e 1.457.806 toneladas de líquidos (2,7%), pelos oleodutos. Apesar do volume de cargas movimentado nesses 11 meses estar 1% menor, como destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a participação dos dois modais alternativos ao rodoviário está maior.

“Este, consequentemente, está cada vez mais diluído. Estamos caminhando para um maior equilíbrio nas matrizes de transporte nos Portos do Paraná”, afirma. “Os projetos lançados pelo Governo do Estado, especialmente o projeto Cais Leste, ‘moegão’, e da Nova Ferroeste, têm incentivado os terminais e operadores também ampliarem a capacidade ferroviária”.

No ano passado, das 53.526.635 toneladas de cargas movimentadas de janeiro a novembro, 81,6% (43.703.550 toneladas) chegaram ou saíram por rodovias; 16,9% (9.025.283 toneladas), pela ferrovia; e 1,5% (797.803 toneladas), pelo duto.

Essa alta na participação do modal ferroviário foi observada, principalmente, no transporte de soja, farelos, fertilizantes, derivados de petróleo, das cargas em contêineres, do trigo e do açúcar.

EVOLUÇÃO – Considerando a movimentação de cargas pelo modal ferroviário nos últimos anos nos portos do Paraná, o volume vinha aumentando desde 2016 (8.517.933 t), característica que se repetiu em 2017 (9.994.352 toneladas) e 2018, com 10.342.648 toneladas, 19,5% do total movimentada naquele ano.

Em 2019, o volume de carga em vagões voltou a cair para 8.803.544 toneladas, 16,5% do total que chegou ou saiu dos terminais paranaenses no penúltimo ano. Em 2020, porém, a participação do modal voltou a subir, chegando a 17,3% do total movimentado. Foram 9.908.970 toneladas carregadas ou descarregadas nos trilhos.

Confira a tabela da movimentação por ferrovia de janeiro a setembro de 2021:

Fonte: Governo do Paraná

Foto: Rodrigo Félix Leal/SEIL

Notícias relacionadas
© Operação multimodal especial da Brado aumenta movimentação de defensivos agrícolas

Operação multimodal especial da Brado aumenta movimentação de defensivos agrícolas

© Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom

Preço do frete por quilômetro cai pela primeira vez desde maio e fecha outubro em R$ 6,40, aponta Edenred Repom

© Rota Bioceânica: obra da ponte binacional já passa da metade e população vive expectativa do crescimento

Rota Bioceânica: obra da ponte binacional já passa da metade e população vive expectativa do crescimento

© Com investimentos e parcerias, Mato Grosso do Sul tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil

Com investimentos e parcerias, Mato Grosso do Sul tem uma das melhores malhas rodoviárias do Brasil

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook