Bioeletricidade avança no Brasil e atinge 21,2 mil GWh em 2024

Geração a partir da cana-de-açúcar cresce 1,2% e representa 75% de toda bioeletricidade ofertada para a rede no país.

Bioeletricidade avança no Bra

A geração de bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar atingiu 21.218 GWh em 2024, um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior, segundo o Boletim Bioeletricidade da UNICA. O montante equivale a 32% da geração da Usina de Itaipu e corresponde a quase 4% do consumo nacional de energia elétrica, podendo ultrapassar 6% entre maio e outubro, período crítico para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A biomassa da cana, composta por bagaço e palha, foi responsável por 75% de toda a geração de bioeletricidade para a rede no Brasil. Esse tipo de energia tem papel fundamental na segurança energética do país, já que 84% da sua geração ocorre entre maio e novembro, coincidindo com a safra canavieira na Região Centro-Sul e garantindo oferta de energia em momentos de menor disponibilidade hídrica.

Além do crescimento na geração, a bioeletricidade contribuiu para a redução de emissões de CO₂ em 6,1 milhões de toneladas, equivalente ao plantio de 43 milhões de árvores ao longo de 20 anos. Também ajudou a poupar 15 pontos percentuais da energia armazenada nos reservatórios das hidrelétricas no submercado Sudeste/Centro-Oeste, principal região do setor elétrico nacional.

No ranking das fontes de energia, a biomassa ocupou a 4ª posição na matriz elétrica brasileira, atrás apenas de hidrelétrica, eólica e térmica a gás. Em capacidade instalada, a biomassa representou 8,5% da matriz elétrica brasileira em março de 2025, com 18.062 MW outorgados, ficando atrás apenas das fontes hídrica e eólica.

Com esse desempenho, o setor sucroenergético se consolida como um pilar estratégico para o fornecimento de energia renovável, sustentável e não intermitente, contribuindo para a segurança energética do Brasil e para o combate às mudanças climáticas.

Notícias relacionadas
© Programa SP Produz incentiva cooperação e desenvolvimento empresarial na região de Sorocaba

Programa SP Produz incentiva cooperação e desenvolvimento empresarial na região de Sorocaba

© DATAGRO: Mercado de CBios ainda deve registrar superávit de créditos mesmo com manutenção da mistura do biodiesel

DATAGRO: Mercado de CBios ainda deve registrar superávit de créditos mesmo com manutenção da mistura do biodiesel

© Cosan divulga Relatório Integrado 2024

Cosan divulga Relatório Integrado 2024

© bp bioenergy participa de comitiva no Japão com objetivo de promover o etanol brasileiro

bp bioenergy participa de comitiva no Japão com objetivo de promover o etanol brasileiro

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook