São Paulo, 31 de março de 2024 - A Cosan divulgou nesta segunda-feira (31) seu Relatório Integrado 2024, consolidando os avanços da companhia nas agendas ambiental, social, econômica, climática e de governança. O documento reflete o papel da empresa como gestora de ativos em setores essenciais, e fomenta a transparência para os stakeholders sobre as práticas ESG de todo o ecossistema.
O documento consolida o papel da holding em influenciar construtivamente o portfólio de investidas por meio dos 5 temas materiais: Governança Corporativa & Transparência; Segurança; Diversidade, Equidade & Inclusão; Impacto Social Positivo e Mudanças Climáticas. Além disso, apresenta de forma consolidada a agenda ESG com base nas melhores práticas, promovendo intercâmbios com as investidas do grupo.
“Nosso portfólio é bastante diverso, e as estratégias de sustentabilidade são adequadas aos desafios específicos de cada operação. Nosso papel é influenciar a geração de valor, utilizando os temas materiais como fio condutor e garantindo a sinergia com os propósitos da holding”, ressalta a Gerente de ESG na Cosan, Beatriz Zaplana.
Índices e Reconhecimentos ESG
Em 2024, a companhia integrou, pela primeira vez, a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World), além de manter sua presença na carteira do ISE B3 pelo quinto ano consecutivo e em outros índices de destaque como ICO2 B3, IDIVERSA e S&P Global ESG Score.
Práticas de Governança e Transparência
Desde 2023 todos os colaboradores passaram a ter remuneração variável atrelada às metas ESG, gestão de riscos e controles internos. “Essa prática reforça nosso compromisso com a transparência e a sustentabilidade, gerando integração do tema aos objetivos estratégicos da companhia”, destaca Fernando Tinel, Gerente Executivo de RI e ESG na Cosan.
Com relação à capacitação, 88% dos colaboradores participaram de treinamentos focados na gestão de riscos climáticos, um tema que está sendo cada vez mais pautado para a condução de iniciativas de adaptação e mitigação das operações do portfólio.
A Cosan também integra o “Movimento 100% transparência” do Pacto Global da ONU. “Garantir a transparência nas relações comerciais é parte da cultura de ética e integridade da Cosan”, completa Tinel.
Mudanças Climáticas
As mudanças climáticas têm um impacto significativo nos negócios, representando tanto desafios quanto oportunidades na transição para uma economia de baixo carbono. A Rumo reduziu 3,3% das suas emissões em comparação a 2023, até 7,9 menos emissões de GEE em comparação com modais menos eficientes; Compass reduziu as emissões dos gases em 64% escopo 1 na Comgás (2023/2019); já a Raízen gerou 2,3 TWh de energia elétrica renovável a partir de biomassa, evitando 5,9 milhões de CO₂ por ano pela oferta de produtos renováveis no último ano safra divulgado.
No período, houve reconhecimentos importantes, tanto nacionais quanto internacionais, como a permanência no Índice de Sustentabilidade da B3 pela Cosan e Raízen, o Carbon Disclosure Project — com a Raízen e Compass atingindo nota A-, e a Rumo obtendo nota B no CDP nas categorias de Mudanças Climáticas, Segurança Hídrica e Florestas.
Lideranças femininas
O aumento da participação feminina em cargos de liderança continua sendo prioridade estratégica na Cosan. A holding fechou 2024 com 56,2% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Já no seu ecossistema de investidas, a Compass tem 43% de mulheres na liderança, a Moove, 31%, a Rumo, 30% e a Raízen, 28%.
A companhia é certificada pelo Selo Women on Board (WOB), iniciativa apoiada pela ONU para incentivar a diversidade de gênero nos conselhos. O board do Conselho de Administração da Cosan, inclusive, conta com duas mulheres, o que representa 33% da composição geral. Em 2024, também obteve reconhecimento em índices relevantes nessa agenda como IDIVERSA da B3 e Teva Mulheres na Liderança. Além disso, assumiu novos compromissos com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, reforçando o papel no avanço da inclusão e da equidade.
“Em 2025, seguiremos atuando com nosso modelo de gestão Cosan, alinhado às melhores práticas do mercado e que reflita as prioridades dos nossos stakeholders”, explica Beatriz.
Outras informações e detalhes sobre os resultados da Cosan em 2024 estão disponíveis no Relatório Integrado Cosan. Acesse Linke leia o documento na íntegra.