Produção de Cana no Norte e Nordeste Cresce na Safra 2024-2025, Apesar de Desafios Climáticos

Produção de cana cresce 2,4% no Norte e Nordeste, com destaque para o aumento do ATR e avanços na produção de açúcar e etanol hidratado

Produção de Cana no Norte e

A safra 2024-2025 de cana-de-açúcar no Norte e Nordeste do Brasil manteve trajetória de crescimento até a primeira quinzena de dezembro, com 39,97 milhões de toneladas processadas, segundo dados da NovaBio (Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia). O volume representa um aumento de 2,4% em relação ao mesmo período da safra anterior.  

As usinas do Nordeste foram responsáveis por 32,64 milhões de toneladas, equivalente a 81,67% do total, enquanto as usinas do Norte contribuíram com 7,32 milhões de toneladas (18,31%). Apesar do avanço, a safra atual foi impactada pela ausência de chuvas regulares, reduzindo a projeção inicial de moagem de 63 para 62 milhões de toneladas.  

Contudo, a seca proporcionou uma concentração maior de Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada de cana, favorecendo a produção de açúcar e etanol hidratado, como destacou Renato Cunha, presidente-executivo da NovaBio e do Sindaçúcar/PE.  

Destaques da Produção e Exportação

Até 15 de dezembro, a produção de açúcar alcançou 2,51 milhões de toneladas, aumento de 15,1% em comparação às 2,18 milhões de toneladas do mesmo período da safra 2023-2024. Cerca de 62% da produção açucareira do Nordeste deve ser exportada pelos portos de Maceió, Recife, Suape, João Pessoa e Natal.  

Já a produção de etanol hidratado cresceu 26,9%, atingindo 1,02 bilhão de litros, enquanto a de etanol anidro apresentou retração de 24,7%, totalizando 612,6 milhões de litros. Segundo Cunha, a queda na produção de anidro está associada à falta de políticas que garantam competitividade frente à gasolina.  

“O aumento na mistura de etanol anidro na gasolina, de 27% para 30%, previsto para março de 2025, deverá expandir o mercado em mais de 11%, trazendo mais sustentabilidade à matriz energética nacional”, afirmou Cunha.  

Crescimento no Estoque de Etano

O volume total de etanol produzido até 15 de dezembro, somando anidro e hidratado, atingiu 1,63 bilhão de litros, um crescimento de 1% em relação aos 1,62 bilhões de litros da safra anterior. O estoque físico de etanol também cresceu, alcançando 471,4 milhões de litros, ante 436,3 milhões armazenados no ciclo 2023-2024. 

Produção por EstadoA produção de cana-de-açúcar nas regiões Norte e Nordeste ficou assim distribuída até 15 de dezembro:

-Alagoas: 10,68 mi/t  

- Pernambuco: 8,68 mi/t  

-Bahia: 4,59 mi/t  

-Paraíba: 4,84 mi/t  

- Rio Grande do Norte: 2,42 mi/t  

-Sergipe: 1,40 mi/t  

-Amazonas: 0,36 mi/t  

-Maranhão: 2,14 mi/t  

-Pará: 1,32 mi/t  

-Piauí: 1,12 mi/t  

-Tocantins: 2,36 mi/t  

Com os avanços tecnológicos e a expectativa de maior integração de biocombustíveis na matriz energética, o setor sucroenergético do Norte e Nordeste reafirma seu papel estratégico no desenvolvimento sustentável do Brasil, mesmo enfrentando desafios climáticos e de mercado.

Notícias relacionadas
© Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

© Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

© Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

© Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook