Os preços do milho iniciaram 2025 em trajetória de alta, segundo levantamentos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). O aumento é atribuído ao aquecimento na demanda e à estratégia de retração de vendedores.
Mesmo com o início da colheita da safra verão de milho e de soja, as recentes valorizações têm se mantido. Consumidores esperavam que o avanço da colheita incentivasse os produtores a disponibilizarem maior volume do cereal, especialmente devido à necessidade de liberar espaço nos armazéns para os grãos recém-colhidos.
No entanto, conforme explicam pesquisadores do Cepea, os vendedores estão priorizando os trabalhos de campo e atentos às necessidades de abastecimento dos compradores.
Por enquanto, não há pressão por parte dos produtores para liberar os estoques armazenados, o que mantém a oferta de milho no mercado spot bastante limitada.
Esse cenário reflete diretamente nas cotações, que seguem em alta no início deste ano, reforçando o papel estratégico do milho no mercado agrícola nacional.
Fonte: Cepea