Produção de grãos para 2024/25 deve alcançar 322,53 milhões de toneladas, aponta Conab

Projeções indicam safra recorde com aumento na área plantada, recuperação da produtividade e exportações aquecidas

Produção de grãos para 2024

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 2º Levantamento de Grãos para a safra 2024/25, com estimativas que apontam um volume recorde de produção de 322,53 milhões de toneladas, representando um aumento de 8,2% (24,6 milhões de toneladas a mais) em relação ao ciclo anterior. O crescimento reflete a expansão da área plantada, que deve atingir 81,4 milhões de hectares (alta de 1,9%), e a recuperação da produtividade média das lavouras, estimada em 3.962 kg/ha, um avanço de 6,3%.  

Destaques por culturas

- Soja: A área plantada da oleaginosa deve crescer 2,6%, chegando a 47,36 milhões de hectares. Com recuperação de 9,6% na produtividade, a produção deve alcançar 166,14 milhões de toneladas. Condições climáticas favoráveis impulsionaram a semeadura, que já alcança 66,1%, acima do ritmo do ciclo anterior.  

-Milho: Com área estável em 21 milhões de hectares, a recuperação da produtividade aponta para uma safra total de 119,8 milhões de toneladas. O plantio da primeira safra já foi concluído em 48,7% da área prevista, com uma produção estimada em 22,8 milhões de toneladas.  

- Arroz: A área cultivada deve crescer 10,6%, alcançando 1,77 milhão de hectares, com uma produtividade de 6.814 kg/ha. A produção esperada é de 12 milhões de toneladas, com 65% da área já semeada.  

- Feijão: A primeira safra da leguminosa deve registrar aumento de 3,6% na área cultivada, alcançando 892,3 mil hectares, com produção de 991,6 mil toneladas. Somando as três safras, a projeção total é de 3,3 milhões de toneladas, alta de 1,8%.  

-Trigo: A colheita do principal cereal de inverno atinge 79,4% da área plantada, com uma produção prevista de 8,11 milhões de toneladas. Apesar da estabilidade no volume em relação ao ciclo anterior, as chuvas persistentes no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo impactaram negativamente a qualidade do grão.  

Mercado e exportações

-Soja: A alta do dólar e a demanda internacional aquecida impulsionaram os preços internos em outubro de 2024. As exportações somaram 94,2 milhões de toneladas entre janeiro e outubro, levando a Conab a revisar a estimativa de exportação da safra 2023/24 para 98 milhões de toneladas, um incremento de 5,56 milhões de toneladas em relação à projeção anterior.  

-Feijão: O feijão carioca atravessa um período de entressafra, com a oferta limitada impactada por chuvas em novembro, que prejudicaram a qualidade da safra paulista. Já o feijão preto apresenta maior disponibilidade com a colheita no Paraná, mas enfrenta baixa demanda devido à menor qualidade e ao preço mais elevado em relação ao carioca.  

-Trigo: Chuvas no Sul do Brasil dificultaram a colheita, mas esforços foram intensificados nos períodos de estiagem para minimizar as perdas.  

A Conab destaca que a combinação de fatores climáticos favoráveis e a ampliação da área cultivada colocam o Brasil em posição de consolidar uma safra robusta, com impactos positivos no mercado interno e nas exportações agrícolas.

Notícias relacionadas
© Nova lei do agronegócio beneficia pequenos e médios produtores rurais com retornos financeiros

Nova lei do agronegócio beneficia pequenos e médios produtores rurais com retornos financeiros

© BB atinge R$ 100 bilhões em desembolsos na safra 2024/25

BB atinge R$ 100 bilhões em desembolsos na safra 2024/25

© SLC Agrícola encerra terceiro trimestre com marco histórico de produtividade do algodão em pluma em Goiás

SLC Agrícola encerra terceiro trimestre com marco histórico de produtividade do algodão em pluma em Goiás

© Parceria entre InEdita Bio e Shull Seeds busca desenvolver milho que utilize menos fertilizantes nitrogenados

Parceria entre InEdita Bio e Shull Seeds busca desenvolver milho que utilize menos fertilizantes nitrogenados

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook