Com depoimentos e imagens, livro narra a história do Rally da Safra no Brasil que produz

Agroconsult lança publicação comemorativa sobre os 21 anos da maior expedição técnica de avaliação de safra do mundo

Com depoimentos e imagens, liv

Há 21 anos o Rally da Safra tem sido uma lupa que revela as transformações da agricultura brasileira diretamente do campo. A expedição agora é tema do livro que será lançado pela Agroconsult nesta quinta-feira, dia 03 de outubro: “Rally da Safra – 21 anos de uma jornada pelo Brasil que produz”, nas versões e-book (disponível para download gratuito aqui) e impressa. O livro narra, com depoimentos e fotografias, a história e os desafios da maior expedição técnica do país, que percorre as regiões produtoras para avaliar as condições das safras de soja e milho. Ao longo desse período, o Rally levou técnicos de empresas, agrônomos, jornalistas e fotógrafos para rodarem mais de 1,9 milhão de quilômetros, avaliando mais de 33 mil lavouras.

O prefácio do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, resume o ponto de partida da expedição, em 2003: “André Pessôa, CEO da Agroconsult, foi dos primeiros a constatar a pobreza de dados estatísticos que permitissem aos produtores rurais um melhor arbítrio sobre o que plantar, com quais insumos e quando comercializar a safra, bem como ensejassem ao poder público a formulação das melhores políticas ou regras que fomentassem a atividade produtiva e sua inserção nos mercados interno e externo. E resolveu buscar essas informações por conta própria. Convenceu alguns poucos patrocinadores de sua lógica, contratou técnicos que nele confiaram e iniciou essa saga extraordinária que ajudou a mudar o setor rural para melhor”.

Nas palavras de André Pessôa, o embrião do Rally surgiu nas conversas com dr. Fernando Penteado Cardoso (1914/2021), fundador da Manah, que acompanhou o desenvolvimento da agricultura brasileira desde a década de 1940 e costumava viajar pelas regiões agrícolas, aprimorando seu conhecimento e descobrindo novidades. Após Pessôa desenhar o projeto da viagem, a Agroconsult alugou um único carro disponível - um Corsa 1.0 - e colocou os analistas em campo em 2003. Por conta das dificuldades encontradas nas estradas nessa primeira edição, nasceu o nome Rally da Safra. O livro traz uma série de imagens feitas em campo por fotógrafos que acompanharam a expedição desde seu início, mostrando desde o veículo Corsa até caminhonetes em meio a lavouras, além de fotos de alguns dos principais personagens dessa história.

Segundo André Debastiani, coordenador do Rally e sócio da Agroconsult, “nos primeiros anos era bem diferente. Alguém te entregava a chave de um carro e desejava boa sorte. As estradas eram precárias e cada trecho da jornada podia ser cheio de surpresas. Às vezes passávamos até 20 dias sem voltar para casa. Mas era muito bom.” Ele destaca que o agronegócio é o único setor da economia brasileira com ganhos expressivos de produtividade nas últimas décadas. “Uma coisa, porém, é dizer isso olhando para a frieza dos números ou para um gráfico na tela do computador. Outra coisa muito mais fascinante foi ver isso acontecer na prática e no campo, ano após ano.” Para Debastiani, não há dúvida sobre a contribuição do Rally para reduzir as lacunas de informação que antes existiam, por meio da metodologia usada em campo, visitas a produtores, amostragem de lavouras e, mais recentemente, o cruzamento de dados com imagens de satélites.

André Pessôa destaca que os técnicos do Rally quase sempre estavam no lugar certo e na hora certa para buscar informações e enriquecer debates para a agricultura. “Havia inúmeras transformações ocorrendo a uma velocidade muito maior do que podia ser percebida tempestivamente pela mídia, pelos formadores de políticas públicas e pelas empresas do setor. Foi assim que enxergamos antes de todo mundo o vertiginoso crescimento na participação da soja e milho transgênicos no Brasil. Vimos as primeiras ondas de ferrugem asiática assolarem as lavouras. Mas também vimos a safrinha virar safrão.”

Diversas histórias recheiam o livro, como a presença do professor e prêmio Nobel, Norman Borlaug, chamado de “Pai da Revolução Verde”, em um dos trechos do Rally no Mato Grosso do Sul. E a publicação mostra, também, que há desafios pela frente, como a necessidade de desbravar novas fronteiras – tanto geográficas quanto tecnológicas – para que a expedição continue acompanhando o processo de transformação do agronegócio brasileiro.

“A vocação da expedição é servir de ponte entre o que está acontecendo no campo, a mídia e as empresas, de modo a disseminar informação e ajudar na tomada de decisão. Essencialmente, o Rally é uma viagem em que um grupo de pessoas se desloca para conhecer uma realidade que se altera toda safra, todo ano. Um aspecto certamente não irá mudar: todos os anos, teremos algo novo para aprender. E isso sempre é motivo de entusiasmo para quem embarcar nessa viagem”, aponta o CEO da Agroconsult.


O e-book já está disponível para download gratuito no site:  https://bit.ly/Ebook21anosRallydaSafra

Notícias relacionadas
© Área plantada de florestas em Mato Grosso do Sul é a que mais cresce no país e chega a 1,5 milhão de hectares

Área plantada de florestas em Mato Grosso do Sul é a que mais cresce no país e chega a 1,5 milhão de hectares

© Primeiro Polo de Agricultura Irrigada de MS abrange 26 municípios nas regiões Centro e Sul

Primeiro Polo de Agricultura Irrigada de MS abrange 26 municípios nas regiões Centro e Sul

© CTG Brasil solta 750 mil peixes das espécies curimbatá e pacu no rio Paraná

CTG Brasil solta 750 mil peixes das espécies curimbatá e pacu no rio Paraná

© Fundação Bunge premia trabalhos científicos que fomentam tecnologia, sustentabilidade e produtividade no campo

Fundação Bunge premia trabalhos científicos que fomentam tecnologia, sustentabilidade e produtividade no campo

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook