O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou, nesta segunda-feira (23), em reunião realizada em São Paulo, o uso emergencial de recursos do Programa de Financiamento de Sistemas de Produção Agropecuária Sustentáveis (RenovAgro) para produtores rurais impactados pelos incêndios que atingem o país. O encontro contou com a presença de representantes de importantes instituições financeiras, como Banco do Brasil, Caixa, BNDES, BNB, Basa, Sicredi, Sicoob e Bradesco.
Fávaro destacou que a decisão de utilizar os recursos do RenovAgro, que tradicionalmente financia a recuperação de áreas degradadas, foi autorizada pelo presidente Lula como parte das medidas de socorro aos produtores rurais. “É o recurso mais palatável, com menores taxas de juros e prazo amplo para pagar”, afirmou o ministro, reforçando o compromisso do governo em agilizar o apoio.
Alguns bancos já disponibilizaram o crédito, enquanto outros devem liberar a linha a partir de outubro. Manoel Benedito Rosa Filho, produtor da região de Cáceres (MT), teve 40% de sua propriedade devastada pelas chamas e foi o primeiro a assinar o acesso ao crédito durante a reunião.
Além disso, diversas instituições financeiras anunciaram a antecipação da liberação de recursos, inicialmente prevista para o próximo ano, para acelerar o processo de recuperação dos produtores ainda em 2024.
Foto divulgação