Queimadas Afetam Severamente a Produção de Cana-de-Açúcar: Impactos e Perspectivas

ORPLANA Atualiza Dados sobre os Danos e Desafios Enfrentados pelos Produtores

Queimadas Afetam Severamente a

A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) divulgou uma nova atualização sobre os impactos das queimadas que têm devastado propriedades rurais no estado de São Paulo e em outras regiões do Brasil. Segundo o balanço divulgado nesta sexta-feira (13), entre 23 de agosto e 10 de setembro, foram identificados mais de 3 mil focos de incêndio, resultando na queima de mais de 181 mil hectares de cana-de-açúcar e áreas de rebrota no estado paulista.

Os prejuízos são estimados em mais de R$ 1,2 bilhão, englobando danos à cana em pé, às soqueiras e à qualidade da matéria-prima, além dos custos associados ao manejo e replantio. Vale ressaltar que esses números não incluem áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, margens de rodovias e pastagens.

José Guilherme Nogueira, CEO da ORPLANA, explica que a organização utiliza um conjunto de satélites para monitorar as áreas afetadas, permitindo uma análise detalhada das queimadas. “Através da espectrofotometria, conseguimos identificar as áreas atingidas e avaliar as mudanças na cana, como a coloração alterada e os danos sofridos”, afirma Nogueira.

Nogueira também destaca que os produtores estão enfrentando um cenário desafiador. “O custo de renovação de canavial é em torno de R$ 13,5 mil por hectare. Mesmo nas áreas de rebrota que ainda são viáveis, há necessidade de manejo e aplicação de nutrientes adicionais devido à perda do colchão de palha, que ajuda na retenção de água e na matéria orgânica do solo. As rebrotas com 3 e 4 meses foram reduzidas a cinzas, o que também requer manejo específico”, explica.

Para a ORPLANA, que representa atualmente mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar através de 35 associações, a recuperação da cana depende fortemente das condições climáticas futuras. “A capacidade de rebrote da cana só será possível quando houver chuvas uniformes e volumosas. O impacto nas taxas de plantio e na área disponível para colheita no próximo ano pode ser significativo, mas é prematuro fazer previsões. Vamos aguardar a evolução das condições climáticas nos próximos meses”, conclui Nogueira.

Notícias relacionadas
© Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

Senado avança em PL que isenta canavieiro de pagar cultivares. Feplana estava na votação em Brasília

© Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

Preço do açúcar cristal cai no mercado paulista mesmo com entressafra

© Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

Inteligência artificial se torna grande aliada no combate às plantas daninhas na produção brasileira de cana-de-açúcar

© Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Governo de SP participa de evento de abertura de Safra de Cana, Açúcar e Etanol

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook