A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) estará presente nesta terça-feira, dia 13, no painel "As organizações civis e sua atuação como agentes de mudança", que faz parte da programação de conteúdo da 30ª Fenasucro & Agrocana, em Sertãozinho/SP. O painel, organizado pela Canoeste, ocorrerá das 18h às 19h na Arena de Sustentabilidade, localizada no Centro de Eventos Zanini.
O debate contará com a participação do presidente da ORPLANA, Gustavo Rattes Castro, e do CEO da organização, José Guilherme Nogueira. Juntam-se a eles Almir Torcato, gestor corporativo da Canoeste; Rosana Amadeu da Silva, presidente do CEISE Br; Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial da UNICA; e Tirso Meirelles, presidente da FAESP.
O painel discutirá o papel das organizações civis na defesa dos interesses da sociedade e na formulação de políticas públicas mais justas.
José Guilherme Nogueira destaca que a ORPLANA é fundamental na luta por uma remuneração e condições de mercado justas para os produtores de cana-de-açúcar. "A união dos produtores fortalece nosso poder de barganha e combate práticas desleais, como oligopólios, que podem prejudicar a concorrência e desvalorizar a produção", afirma.
Ele enfatiza que a implementação do Consecana-SP é uma das principais metas da ORPLANA, visando garantir que os produtores recebam um preço adequado por sua cana, mesmo diante das pressões das usinas.
A Fenasucro & Agrocana, a maior feira mundial de bioenergia, ocorre de 13 a 16 de agosto e atrai importantes representantes do setor e de mais de 53 países.