Celebrado em mais de 50 países nesta sexta-feira (2), o Dia Internacional da Cerveja tem um significado especial no Brasil, onde a popular bebida tem forte presença nos momentos de celebração e de descontração. Essa sensação não é percebida apenas nas festas, bares, churrascos, jogos esportivos e nas mais diversas ocasiões sociais, mas também confirmada pelos números, como mostra pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva.
Foram ouvidos brasileiros das mais diversas regiões, faixas etárias, raças, classes sociais e escolaridade. O levantamento destaca o papel agregador da cerveja, presente à maioria das festas e comemorações dos brasileiros. Para 85% dos entrevistados, compartilhar uma cerveja com os amigos é parte da cultura da população. Dentre os que tem essa percepção, 93% consomem cerveja, aponta a pesquisa.
Para os brasileiros, o excesso de uso de redes sociais e a falta de situações de convívio social são um problema, e momentos de relaxamento com amigos são vistos como importantes. Para 93%, as pessoas passam tempo demais entretidas nessas mídias e dedicam pouco tempo para encontros reais. E, para 95% dos entrevistados, é importante para a saúde mental ter momentos de relaxamento encontrando pessoas queridas.
Nesse aspecto, a cerveja tem protagonismo e costuma fazer parte de muitas dessas situações de descontração dos brasileiros: 88% afirmam que esta é a bebida mais comum presente nessas ocasiões. Ainda segundo o estudo, 7 em cada 10 brasileiros gostariam de ter mais momentos em seu cotidiano para tomar uma cerveja com pessoas queridas e 77% consideram que sair para beber uma cerveja com amigos é melhor para a saúde mental do que ficar horas usando redes sociais.
“Os dados da pesquisa mostram como a cerveja é uma paixão nacional, com cada vez mais opções à disposição dos consumidores. No Brasil, passamos de degustadores de bebidas importadas para exportadores internacionalmente reconhecidos pela qualidade. Produzimos cada vez mais, melhor e com mais diversidade de sabores, texturas e até teores alcoólicos, mostrando que a inovação está no nosso DNA”, destaca o presidente-executivo no Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Márcio Maciel.
A pesquisa ouviu 2.050 pessoas com mais de 18 anos em todo o país, com margem de erro de 2,1 pontos percentuais. A amostra foi ponderada conforme parâmetros da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
NÚMEROS EXPRESSIVOS
No Brasil, a indústria cervejeira gera 2,5 milhões em empregos diretos e indiretos, movimentando uma cadeia produtiva que se estende desde o agronegócio até o consumo do produto pelas famílias. Os dados do setor são robustos: R$27 bilhões em salários, mais de R$50 bilhões em impostos por ano e 60,3 mil marcas registradas de cerveja no Ministério da Agricultura e Pecuária.
De acordo com a última edição do Anuário da Cerveja, existem 1.847 cervejarias registradas no Brasil, com presença em 771 municípios brasileiros. Noventa por cento do valor agregado produzido pelas cervejarias ficam na localidade em que elas se encontram, proporcionando mais do que lazer e celebração, mas também emprego e renda para a população local.
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