Da Redação
Com a chegada de julho, diversas regiões do Brasil enfrentarão variações climáticas significativas. De acordo com dados da ClimaTempo, cada região do país terá particularidades marcantes no início do mês.
Região Sul
O primeiro dia de julho começa com temperaturas negativas nas regiões da Serra e Vale do Rio Grande do Sul, Planalto e Serra Catarinense. A geada será um fenômeno comum em grande parte do Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e no sul do Paraná, incluindo as capitais Curitiba e Porto Alegre. Apesar da ausência de chuva, as temperaturas continuarão baixas, e a formação de névoa e nevoeiro poderá prejudicar a visibilidade no Vale do Itajaí, litoral norte catarinense e algumas cidades do litoral do Paraná.
Região Sudeste
A infiltração marítima traz um tempo mais instável entre São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória iniciarão o mês com céu nublado e sensação de frio. A previsão é de chuvas fracas a moderadas, com céu encoberto dificultando a elevação da temperatura. Algumas cidades do interior de São Paulo, próximas ao sul de Minas, poderão enfrentar pancadas fortes de chuva. Em Belo Horizonte, o sol aparecerá entre nuvens, com possibilidade de chuva irregular, enquanto o tempo firme prevalecerá no centro e norte de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
A segunda-feira começará gelada no sul e interior de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e Goiás. Haverá uma grande amplitude térmica, especialmente no centro e norte de Mato Grosso. O dia pode começar com nevoeiro em Ponta Porã, Sete Quedas e Corumbá, prejudicando a visibilidade. Não há expectativa de chuva em Cuiabá, Brasília e Goiânia, mas Campo Grande terá um dia úmido, com muitas nuvens e chuva fraca.
Região Nordeste
O tempo permanecerá firme no primeiro dia do mês entre o interior da Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e boa parte do Piauí. Teresina começará a semana com sol, calor e tempo firme. A entrada de umidade do mar poderá causar chuvas fracas em Salvador, com aumento de nuvens ao longo do dia, e manterá o tempo mais instável no litoral sul da Bahia. São Luís pode receber pancadas de chuva no final da segunda-feira, com risco de trovoadas.
Região Norte
A entrada de ar frio causará friagem entre Acre e Rondônia. O amanhecer será gelado em Rio Branco e Porto Velho, mas o sol predominará sem previsão de chuva. Palmas terá tempo firme e calor à tarde. Amazonas, Roraima e Amapá continuarão recebendo umidade, com pancadas de chuva forte e risco de temporal em Boa Vista.
Alertas Meteorológicos
Geada: Sul do Paraná, Curitiba, centro-norte, oeste, sul, serra e planalto catarinense, maior parte do Rio Grande do Sul (incluindo Porto Alegre), exceto litoral.
Rajadas de Vento: Persistentes de 40 a 50 km/h na Campanha Gaúcha e 51 a 70 km/h no litoral e sul do Rio Grande do Sul.
Ressaca: De Chuí (RS) a Florianópolis (SC), com ondas de 2,5 a 3,0 metros na manhã de 1º de julho.
Chuva Moderada: Noroeste do estado de São Paulo.
Pancadas de Chuva Forte: Com raios e ventos de 51 a 70 km/h no noroeste paulista, sul e leste de Minas Gerais, interior e norte do Rio de Janeiro.
Ressaca: De Ilha Comprida (SP) a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de 2,5 a 3,0 metros.
Chuva Moderada: Litoral norte paulista, sul do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense, norte do Espírito Santo e região do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.
Umidade Relativa do Ar: Em atenção, abaixo dos 30% no norte de Goiás, Distrito Federal, leste e norte de Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins, sul do Maranhão, Piauí, Ceará, interior da Paraíba, Pernambuco e no norte e oeste da Bahia.
Chuva Moderada: De Salvador (BA) a João Pessoa (PB).
Rajadas de Vento: Persistentes de 40 a 50 km/h no litoral sul da Bahia, leste do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Pancadas de Chuva Forte: Com raios e ventos de 51 a 70 km/h em Manaus (AM), Macapá (AP) e Belém (PA).
Temporais: Com raios e ventos de 71 a 90 km/h no interior do Amazonas e Roraima.
O início de julho promete ser marcado por variações climáticas importantes em diversas regiões do Brasil, exigindo atenção redobrada para as condições meteorológicas.
Fonte: ClimaTempo