A Tereos, uma das líderes mundiais na produção de açúcar, etanol e bioenergia, marcou presença com agenda intensa no Global Agribusiness Festival (GAFFFF), que ocorreu nos dias 27 e 28 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo.
Durante o evento, a Tereos participou de maneira ativa na programação de painéis. No dia 28/06, Felipe Mendes, Diretor de Sustentabilidade, Novos Negócios e Relações Institucionais da Tereos, esteve presente no painel “Desafios e Oportunidades das Mudanças Climáticas”, no Palco Futuro Fértil, realizado na Arena GAF. Ao lado do moderador, Rodrigo Lima, diretor-geral da Agroícone e os colegas Caio Souza, Head de Agronegócios da Climatempo e Natalia Pinheiro, Coordenadora Nacional da Bonsucro, Felipe ponderou sobre os desafios de adaptação da agroindústria, especialmente em relação ao transporte, frente aos fenômenos climáticos que se avolumam no Brasil e mundo. “O setor contribui de maneira relevante para metade da matriz energética brasileira ser renovável. No transporte, já vemos uma evolução muito grande em alternativas em transporte rodoviário, como ônibus e até mesmo caminhões rodando com 30% de combustível via biogás e biometano. Também vemos montadoras lançando tratores que rodam por etanol, o que faz com que seja uma relação ‘ganha-ganha’ para todos”.
No mesmo dia, o diretor-presidente da Tereos, Pierre Santoul, participou do painel “Mudanças Climáticas: Como Mitigar e Evitar os Riscos dos Eventos Extremos”. Moderado por Luiz Roberto Barcelos, presidente da Agrícola Formosa e com participação de Caio Souza, Head de Agronegócios do Climatempo e Lilian Costa Scheepers, CEO da PCFA, Santoul destacou o compromisso da empresa se tornar Net Zero até 2050.
Ele reforça que ainda o processo de mudança climática ainda está no início, mas que o poder público e as empresas estão se preparando para enfrentar isso. “Ainda temos muito a aprender e é necessário um esforço conjunto dos governos, os institutos de pesquisas públicos e privados e as empresas para a adoção de medidas para mitigar esse processo de mudanças climáticas”, afirma o executivo.
A participação da Tereos no evento também foi compensada de maneira sustentável. Junto à DATAGRO, a empresa firmou uma parceria para neutralizar a pegada de carbono da energia elétrica consumida pelo GAFFFF. O acordo prevê que as emissões de carbono decorrentes do consumo de energia elétrica do evento sejam compensadas com créditos de energia de fonte sustentável.
Os créditos são gerados pela certificação I-REC (do inglês International REC Standard), um sistema global reconhecido em cerca de 70 países, que comprova a origem renovável da energia utilizada por empresas, indústrias e residências. A certificação foi obtida pela Tereos em 2021 e garante que a energia elétrica gerada é proveniente da biomassa da cana-de-açúcar.
Compromisso com a sustentabilidade
A participação da Tereos no evento reforça o compromisso da companhia com a sustentabilidade e com a redução das emissões. Recentemente, a empresa anunciou sua meta global de descarbonização para zerar emissões até 2050, aderindo à iniciativa Science Based Targets (SBTi). Para cumprir esse compromisso, a Tereos planeja acelerar sua transição energética nos próximos nove anos, com foco na redução do consumo de energia, melhoria da eficiência energética e eletrificação dos processos de produção. O Grupo vai investir 800 milhões de euros em suas unidades industriais para reduzir as emissões de GEE em 50% no mundo todo e em 65% na Europa até 2033.