Brasil ganhou mais de 1.400 marcas de Cachaças no último ano

O Anuário da Cachaça 2024, levantamento oficial do setor, traz dados de exportação, do volume da produção anual de Cachaça, além do crescimento no núm

Brasil ganhou mais de 1.400 ma

Brasília, junho - Em 2023, o Brasil ganhou mais de 1.452 marcas de Cachaça, um crescimento de 16% em relação a 2022. No mesmo período, também foram computados 935 novos registros de produtos (crescimento de 18,5%), além de 88 novas cachaçarias (crescimento de 7,8%), em relação ao último levantamento. Com isso, o país passa a ter 10.526 marcas de Cachaça, 5.998 produtos e 1.217 cachaçarias, todos devidamente registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os dados são do Anuário da Cachaça 2024 (referência ano 2023), anunciado nesta quarta-feira (26) pelo MAPA, em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça – IBRAC, entidade representativa do setor, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, a ANPAQ e GS1 Brasil. O Anuário está disponível nestel ink..

Um dado importante e que não fazia parte das edições anteriores do levantamento é o volume de produção anual de Cachaça, a partir da declaração de produção e estoque dos estabelecimentos registrados: em 2023, foram produzidos cerca de 226 milhões de litros (225.693.404,10 litros), com a região Sudeste detendo o maior volume (177.543.558,94 litros). O levantamento também traz dados de exportação da bebida brasileira, que superou 20 milhões de dólares (US$ 20.242.453), com um aumento de 0,7% no valor total das exportações, o maior montante da série histórica.

“A Cachaça é um produto genuinamente brasileiro. Trata-se da primeira indicação geográfica do Brasil, ligada a nossa cultura e história, No entanto, infelizmente, é um dos produtos mais tributados do país. Apesar do cenário extremamente desafiador que o setor tem enfrentado nos últimos anos, os dados do Anuário demonstram a resiliência da cadeia produtiva no enfrentamento dessas barreiras tributárias e, sobretudo, a relevância dos micro e pequenos produtores, destaca Carlos Lima, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), que vem atuando na defesa de um ambiente isonômico de tributação com a correção das atuais assimetrias existentes no mercado de bebidas alcoólicas. “A Cachaça é extremamente tributada, enquanto algumas bebidas fermentadas são beneficiadas com a incidência de uma baixa tributação. Na contramão de que Álcool é Álcool.”, completa Lima.

Cachaçarias registradas

Dentre os estados brasileiros, Minas Gerais apresenta o maior número de estabelecimentos (504), o que equivale a 41,4% das cachaçarias (36 estabelecimentos a mais em relação a 2022). Destacam-se também os estados de São Paulo (11 cachaçarias a mais), e Paraná (10 cachaçarias a mais). Considerando o recorte por região, todas apresentaram aumento no número de cachaçarias. O Sudeste, com 819, possui o maior número de estabelecimentos registrados, concentrando 67,3% do total. Em relação aos municípios, em 722 deles há pelo menos uma cachaçaria. Salinas/MG é a cidade brasileira com maior número de estabelecimentos.

Registro de produtos

O acréscimo considerável em produtos registrados (18,5%) indica uma maior intensidade do crescimento do setor em 2023. Em 2022, esse índice havia sido de apenas 1,9%, o menor da série histórica. Minas Gerais figura como o estado com maior número de produtos registrados (2.144). Já Sergipe detém a média mais elevada, com 16 produtos por estabelecimento. O Sudeste lidera a concentração (63,8%). A média brasileira é de 4,9 produtos registrados por cachaçaria.

Em relação a marcas (10.526), é válido destacar que, um mesmo registro de Cachaça pode contemplar mais de uma marca comercial. Isso significa que, apesar de possuírem marcas diferentes, alguns produtos possuem a mesma composição e, consequentemente, a mesma denominação legal.

Exportação

Entre os 76 países de destino da bebida brasileira, o Paraguai se posicionou como o principal deles, seguido da Alemanha e dos Estados Unidos (em Volume). Esse último (Estados Unidos) mantém-se como o maior mercado de exportação para a Cachaça (em Valor), avaliado em US$ 4.653.002, o que representa quase 23% do mercado de exportação da bebida brasileira. Destaca-se também a Europa, com 7 países, responsável por um mercado de US$ 10.142.990, o que representa 50,1% do total de Cachaça exportada. A Cachaça é um produto típico brasileiro, por isso não há importação do produto.

Importante frisar que, com a expectativa da ratificação do acordo Mercosul e União Europeia, a Cachaça também deve ser protegida no bloco europeu. A bebida é produzida de Norte a Sul do país, majoritariamente por micro e pequenos produtores, e representa uma importante fonte de geração de emprego e renda.

Notícias relacionadas
© Ministro Carlos Fávaro destaca importância da retomada da política de produção de fertilizantes para a soberania nacional

Ministro Carlos Fávaro destaca importância da retomada da política de produção de fertilizantes para a soberania nacional

© Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

© Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 82 países

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza tem adesão de 82 países

© STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

STJ autoriza cultivo de cannabis para fins medicinais

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook