Alinhada às tendências da Indústria 4.0, Caltec oferece novo serviço para clientes do setor sucroenergético

Indústria é a única a disponibilizar modelo que reúne oferta de serviço e matéria prima para serem usados no processamento da cana de açúcar

Alinhada às tendências da In

Abril, 2024 - Amplamente usado por setores ligados à tecnologia, o “Software as a Service” (SaaS ) ganhou uma versão para as indústrias 4.0 com o “Asset as a Service” (AaaS) ou a conversão de ativos em serviços. O modelo está em fase de expansão nas empresas do setor sucroenergético e começa a ser usado também por indústrias de diferentes segmentos. Alinhado a macrotendências como a economia compartilhada, o modelo tem, entre outros objetivos, antecipar as necessidades dos clientes.

O AaaS apresenta uma série de benefícios ao enxergar os ativos como serviços, sendo que uma delas é a transformação do CAPEX (despesas de capital) em Opex (despesas operacionais), impactando diretamente em um balanço patrimonial mais enxuto. Nos EUA, por exemplo, empresas com poucos ativos PPE (Propriedades, plantas e equipamentos), tiveram suas ações nas bolsas americanas dobrando de valor, em comparação às empresas com muitos ativos.

Unindo toda a experiência no fornecimento de insumos com a oferta de serviço, a Caltec entrou de vez no modelo “Asset as a Service ” para atender usinas de açúcar e álcool, caminhando em direção à indústria 4.0. A empresa, que estreou no mercado sucroalcooleiro há mais de duas décadas com o lançamento da Clarisina®, usada no processo de tratamento do caldo de cana, passou a oferecer um reator que potencializa o uso do produto, criando, assim, o sistema Hidratec-Clarisina (SHC).

O Hidratec® é um reator que é cedido em comodato às usinas que compram o insumo, se enquadrando no modelo “Asset as a Service”, que também apresenta como benefício a liberação da necessidade definitiva de compra do equipamento, substituindo o investimento necessário à posse. Entre outras vantagens, o uso do reator contribui para a redução de incrustações durante o processo e o aumento na recuperação do açúcar. Sua tecnologia promove a ativação da Clarisina® dentro dos parâmetros ideais, gerando um ganho na eficiência operacional de até 30%. Atualmente mais de 50% do volume de cana processada no Brasil tem o caldo tratado pelo SHC, sendo adotado por 120 usinas de açúcar, de um total de cerca de 300 unidades existentes no Brasil.

 Atendendo uma das características primordiais do “Asset as a service” (AaaS), a da essência tecnológica da oferta sob a demanda, ao adquirir o sistema, a Caltec disponibiliza uma equipe técnica que fará, inicialmente, a customização, com o dimensionamento do equipamento necessário de acordo com a demanda. Após a instalação, uma equipe técnica permanece no local por uma semana oferecendo todo o suporte para o uso adequado dos reatores. Além disso, semestralmente os equipamentos passam por uma bateria de revisões para garantir que o funcionamento aconteça sem qualquer intercorrência, uma solução ágil e descomplicada que evita a obsolescência de equipamentos e mantém os parques fabris atualizados.

Outra vantagem do modelo “Asset as a Service” adotada pela Caltec é a garantia da segurança no fornecimento do insumo, regulando os estoques na fábrica e para os clientes; pontualidade na entrega, com programação antecipada e rastreamento on-line da carga; atendimento 24 horas e embalagem diferenciada segura e livre de contaminação cruzada.


Foto: divulgação

Notícias relacionadas
© Rio Amambai Agroenergia Inicia Safra 2025/2026 com Celebração Ecumênica

Rio Amambai Agroenergia Inicia Safra 2025/2026 com Celebração Ecumênica

© Com fé e determinação, Usina Novo Milênio dá início à safra 2025/2026 em Lambari D’Oeste MT

Com fé e determinação, Usina Novo Milênio dá início à safra 2025/2026 em Lambari D’Oeste MT

© Moagem de cana atinge 1,8 mi de toneladas na 1ª quinzena de março

Moagem de cana atinge 1,8 mi de toneladas na 1ª quinzena de março

© Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul

Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook