São Paulo, abril de 2024 – A BP Bunge Bioenergia, uma das líderes brasileiras nos mercados de etanol, açúcar e bioeletricidade, reforça seu compromisso com a responsabilidade social com a adesão ao projeto Energia do Bem, por meio do qual passa a fazer a doação regular de energia elétrica para o Hospital de Amor – unidade de prevenção localizada em Palmas (TO). Nesta segunda-feira (22/04) aconteceu em Barretos (SP), sede da instituição, uma cerimônia que formalizou a parceria, da qual participaram Henrique Prata, presidente do hospital; Riolando Netto, gestor do Projeto Energia do Bem; Mara Pinheiro, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da BP Bunge; além de José Piñeiro, gerente comercial de energia e biomassa da empresa.
Com 62 anos de história, o Hospital de Amor é considerado o maior polo de tratamento oncológico 100% gratuito do Brasil. Está presente em nove estados e recebe pacientes de todo o país encaminhados pelo SUS, totalizando mais de um milhão de atendimento gratuitos por ano. Com o projeto Energia do Bem, iniciado em 2012, a instituição filantrópica já teve uma economia de mais de R$40 milhões nos custos com energia elétrica, totalizando 80.000,00 MWh em doações. Cada MWh doado representa, aproximadamente, R$400,00 poupados pela instituição.
“A adesão a essa iniciativa não poderia estar mais alinhada ao propósito da nossa empresa, que é gerar a energia sustentável que melhora a vida. A partir dessa parceria, a energia elétrica que produzimos vai ajudar a manter, com uma boa infraestrutura, os atendimentos prestados pelo Hospital de Amor em sua unidade de prevenção em Palmas, no Tocantins, que é um dos estados onde temos operação, beneficiando centenas de pessoas, de forma 100% gratuita. Estamos felizes em trazer a nossa contribuição para essa e outras instituições que geram um impacto tão significativo para a sociedade”, comenta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da companhia.
José Piñeiro, gerente comercial de energia e biomassa da BP Bunge, reforça a fala da executiva sobre a importância desta iniciativa para a empresa. “Saber que tantas pessoas serão beneficiadas com a doação de energia gerada pelo nosso trabalho tem um significado muito especial”, comenta.
Apoio à saúde nas comunidades
Além desta parceria mencionada, a BP Bunge enumera apoios a outras iniciativas focadas em saúde que somam, em 2024, mais de R$ 1 milhão investidos. Entre elas está o programa Viva + Oncogeriatria, do Hospital de Base de São José de Rio Preto (SP), cujo objetivo é viabilizar e custear serviços de oncologia para pacientes idosos, proporcionando cuidados humanizados, diagnósticos precoces e tratamentos dignos e eficazes. Com sua realização é possível ampliar o acolhimento aos pacientes acima de 60 anos, oferecendo orientações, resultados de exames, receitas e prescrições. Para apoiar o projeto e viabilizar suas atividades, a empresa destinou o valor de R$ 368.700,85, com uma doação realizada via lei de incentivo fiscal. Com isso, a companhia foi reconhecida com o selo Empresas Parceiras do Bem, concedido a apoiadores da instituição.
Outros dois importantes projetos apoiados também são realizados pelo Hospital de Amor. O primeiro é o Amparo ao Idoso, que oferece atendimento a pacientes idosos com câncer, cobrindo os custos e as ações multidisciplinares que envolvem o tratamento, como atividades cognitivas, de distração, de acolhimento, terapêuticas, musicoterapia, entre outras. Já o projeto Cuidar atende crianças e adolescentes em tratamento oncológico no Hospital de Amor Infantojuvenil, cobrindo igualmente os custos de tratamento e atividades multidisciplinares. O valor destinado pela companhia, incluindo os dois programas, foi de R$ 668.094,28, também por meio de doação realizada via lei de incentivo fiscal. Neste caso, também foi concedido à BP Bunge o selo Empresa Parceria, entregue ao hospital aos seus benfeitores.
Vale mencionar ainda que, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, ao Esporte e aos Fundos da Criança e do Adolescente, a BP Bunge mantém apoio a diversas outras iniciativas focadas na geração de impacto social positivo nas comunidades. Nos últimos três anos, já foram mais de R$ 8 milhões investidos pela companhia nessa frente, com cerca de 24 mil pessoas alcançadas.