Londrina, 28 de março de 2024 – Em mais uma ação diferenciada, a Adama leva ao Mato Grosso do Sul o caminhão Apresa na Estrada e, até 5 de abril, percorrerá sete cidades no estado, passando por Maracaju, Ponta Porã, Campo Grande, Rio Brilhante, Dourados, Caarapó e Naviraí.
O objetivo do Apresa na Estrada é apoiar os agricultores quanto ao manejo integrado de plantas daninhas e demonstrar as novas tecnologias da companhia para o segmento de herbicidas. O veículo personalizado (FOTO), que oferece uma experiência com foco nos diferenciais de tecnologia de formulação do portfólio ADAMA percorrerá ao todo mais de 30 municípios até abril, com a expectativa de impactar cerca de 4 mil agricultores. Até o momento, o truck já passou pelos estados do Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Paraná, Piauí, de São Paulo e da Bahia.
O capim-amargoso (Digitaria insularis) e o capim-pé-de-galinha (Eleusine indica), estão entre as principais plantas daninhas na cultura da soja em território nacional. Estas plantas exigem um cuidado especial dos agricultores pois são consideradas de difícil controle e com grande capacidade de propagação nas áreas. Por consequência, o prejuízo econômico destas invasoras é grande e o manejo não pode permitir erros.
Estima-se que, em média, as plantas daninhas ocasionam perdas de 35% nos sistemas de produção. “O uso de herbicidas faz parte do manejo integrado de plantas daninhas e é considerado fator crítico de sucesso. Foi olhando para esta problemática que a ADAMA lançou recentemente três novos herbicidas: Apresa®, Araddo® e Cheval®. Nossa proposta é ajudar o agricultor a manter ‘a cultura no limpo’ para minimizar os impactos na produtividade”, alerta o gerente de Herbicidas da ADAMA Brasil, Vinícius Boleta.
A iniciativa leva o nome Apresa®, herbicida pré-emergente, com formulação inovadora para entregar mais eficácia de controle das invasoras com seletividade para a cultura da soja. O produto tem amplo espectro de controle de folhas largas e gramíneas, reduzindo os prejuízos decorrentes da matocompetição da cultura com o capim-amargoso e capim-pé-de-galinha por exemplo. A ação itinerante é uma parceria com a Brandtruck, que desenvolveu o truck customizado.