Ilha Solteira, 21 de março - A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, inaugurou nesta quinta-feira uma exposição permanente na Usina Hidrelétrica Ilha Solteira que conta a história de uma das maiores e mais importantes usinas do País.
Além de revisitar a história da usina - que comemorou 50 anos de operação em 2023 - o público que visitar a exposição poderá aprender, de forma lúdica e interativa, como funciona o processo de geração de energia elétrica.
Na mostra, os visitantes poderão por exemplo folhear um livro gigante que conta a trajetória da construção da hidrelétrica. Também será possível “aprender brincando” sobre palavras e termos ligados ao universo da geração de energia, em um painel giratório, ou gerar energia de verdade, pedalando em uma bicicleta ergométrica.
A exposição ainda reúne equipamentos de segurança usados pelos trabalhadores na época da inauguração da usina e traz curiosidades como a extensão da barragem, a capacidade do reservatório e a quantidade de concreto utilizada na obra – cerca de 3,6 milhões de m³.
“Para além dos seus 50 anos de operação, os visitantes poderão conhecer projetos de inovação e o maior programa de modernização do setor elétrico nacional, bem como a importância que a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira tem para o País e sua contribuição na geração de energia limpa e renovável”, diz Luis Lisboa Humphreys, gerente de Desempenho de Negócios da CTG Brasil.
“A exposição foi cuidadosamente projetada para ser uma experiência interativa e divertida para todas as idades. Famílias, estudantes, grupos de amigos e todos interessados em aprender mais sobre energia limpa e a história da Usina Ilha Solteira são bem-vindos”, completa.
Programa de Visitas
A exposição é uma das atrações do Programa de Visitas da CTG Brasil para a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira. A visitação é gratuita, mas deve ser agendada previamente, por meio do endereço [email protected].
Os passeios guiados ocorrem de terça a quinta-feira para estudantes e grupos de até 50 pessoas, sempre às 9h e às 14h. Às sextas-feiras temos as visitas turísticas, também às 9h e às 14h. Vale ressaltar que a idade mínima é de 7 anos e é obrigatório o uso de sapato fechado, calça comprida e camiseta com manga.
Sobre a Usina
Localizada no rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira e Selvíria, e com uma capacidade instalada de 3.444 MW, a Usina Hidrelétrica Ilha Solteira, em conjunto com a UHE Jupiá, compõe o quarto maior complexo hidrelétrico do Brasil.
Desde o início de sua construção, em 1968, até a primeira unidade geradora entrar em operação, em 1973, milhares de trabalhadores de diversos lugares do País foram deslocados para a região, formando a vila que daria origem à Estância Turística de Ilha Solteira. O nome da usina, inclusive, é uma referência à ilhota localizada à jusante da barragem, no rio Paraná.
Modernização
Ilha Solteira e Jupiá protagonizam o maior projeto de modernização da história do setor elétrico brasileiro, com investimento estimado em R$ 3 bilhões. Também no ano passado, a CTG Brasil inaugurou na UHE Ilha Solteira o novo Centro de Operação da Geração (COG), o cérebro a partir do qual são monitoradas e controladas remotamente as 12 usinas hidrelétricas e duas pequenas centrais hidrelétricas administradas pela empresa, somando 70 unidades geradoras.
Sobre a CTG Brasil
Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é controlada indireta da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.