TJ autoriza terceira usina a ser gerida por canavieiros em PE pelo modelo cooperativista profissional da OCB

Previsão é de gerar mais de 5 mil postos de trabalho na Mata Sul, já a partir de setembro deste ano em Pernambuco

TJ autoriza terceira usina a s

O cooperativismo profissional do setor sucroenergético pernambucano passa a contar com mais uma usina a ser gerida por tal modelo a partir da próxima safra, em decorrência da decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta quarta-feira (13). A juíza Valéria Maria Santos Máximo, da Seção A da 3ª Vara Cível da Capital, concluiu o julgamento da ação n° 0061741-04.2023.8.17.2001. A magistrada autorizou o arrendamento da usina Pumaty (na cidade de Joaquim Nabuco) pela Cooperativa do Vale (CoafVale, mais conhecida por Coopervale).

No estado, pelo mesmo modelo, já há a Coaf em Timbaúba, desde a safra 2015-16, na antiga usina Cruangi; e a CooafSul em Ribeirão, na antiga Estreliana, desde a safra 2020/21. "A Coopervale seguirá o mesmo padrão das demais 'Coafs' por meio do sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-PE)", fala Alexandre Andrade Lima, presidente da Coaf e espécie de fiador do contato das famílias (Gesteira e Costa) proprietárias da Pumaty com a CoafVale, pelas quais ele é grato. O contrato de arrendamento, por sinal, estava firmado desde 2023, e aguardava validação do Poder Judicial.

Apesar do nome homônimo, cada Coaf tem a sua gestão independente e um grupo de canavieiros cooperados distintos em sua maioria. A Coaf em Timbaúba é liderada por Andrade Lima, que também preside a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). A CooafSul e a CoafVale têm como presidente Carlos Antônio César de Albuquerque Filho (Caca).

Na safra que terminou há pouco, a Coaf, com mais de 1,7 mil cooperados, moeu cerca de 800 mil toneladas de cana na Mata Norte. E gerou uns 5 mil empregos diretos. A CooafSul, com 2 mil cooperados, moeu a metade na Mata Sul. A usina Pumaty, sob gestão da Agrocan, esmagou 550 mil.

Na decisão do TJ, por sinal, a CoafVale está desobrigada de arcar com qualquer passivo . "O trabalho na unidade já começa. Cerca de 200 trabalhadores começarão assim que a cooperativa tomar posse. O trabalho será de preparação da usina para iniciar a moagem em setembro, quando mais 300 vagas serão abertas. E mais 5 mil postos no campo. A previsão é de que seja moída até 850 mil toneladas", diz José Melício Carneiro Leão Neto, vice-presidente da CoafVale. 

Para Lima, juntamente com a diretoria das demais Coafs, como também para Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente da OCB em Pernambuco, a justiça está sendo feita e quem sairá ganhando é o povo de Pernambuco, em especial da região canavieira, através do cooperativismo profissional tocado pelos canavieiros, criando empregos e movimentando a economia pela tradição da cana. 

A decisão da juíza no processo se baseou, inclusive, respaldada pela vontade das famílias proprietárias da Pumaty, e por pareceres favoráveis do atual responsável pela recuperação judicial da usina e também do Ministério Público de Pernambuco. A AFCP atuará na região para estimular que os fornecedores de cana a fortalecer o cooperativismo local, somando forças à CoafVale. "Trabalharei neste sentido de  pacificar nossa região e com certeza teremos bons frutos a todos", fala Lima.

A presença de cooperativas na região não significa competir, concorrer ou prejudicar as usinas mercantis da região. Complementam as atividades através de uma outra forma de produção e organização. "A chegada da CoafVale é uma promessa importante que vem somar às outras usinas que já são comprovadamente um sucesso na atividade da cana de açúcar. Ademais, o desenvolvimento do cooperativismo é um ganho, também, porque verticaliza a atividade, gera trabalho e renda, sobretudo para os pequenos plantadores de cana", avalia Malaquias e reforça o apoio total do Sistema OCB.

Notícias relacionadas
© Rio Amambai Agroenergia Inicia Safra 2025/2026 com Celebração Ecumênica

Rio Amambai Agroenergia Inicia Safra 2025/2026 com Celebração Ecumênica

© Com fé e determinação, Usina Novo Milênio dá início à safra 2025/2026 em Lambari D’Oeste MT

Com fé e determinação, Usina Novo Milênio dá início à safra 2025/2026 em Lambari D’Oeste MT

© Moagem de cana atinge 1,8 mi de toneladas na 1ª quinzena de março

Moagem de cana atinge 1,8 mi de toneladas na 1ª quinzena de março

© Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul

Atvos obtém Licença de Instalação para sua primeira fábrica de biometano em Mato Grosso do Sul

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook