Participação feminina em cargos de liderança tem aumento de 23% em seis anos

Com ações inovadoras, empresas de energia solar tem registrado aumento de líderes femininas e implementado novos programas para inclusão de mais mulhe

Participação feminina em car

O desequilíbrio nos cargos de liderança nas empresas ainda é muito latente. Apesar dos esforços, 83% dos cargos de presidência são ocupados por homens, segundo pesquisa Panorama Mulheres 2023, organizada pela Talenses Group e Insper. No entanto, o surgimento de novas leis e políticas públicas somado ao crescimento de consultorias especializadas e manifestações em prol à equidade tem alterado esse cenário. 

            Dados da mesma pesquisa, Panorama Mulheres 2023, mostram que em seis anos, houve aumento de 23% na presença de mulheres em cargos de diretorias das empresas. A tendência demonstra que o mundo corporativo tem mudado seu mindset e que pequenas, médias e grandes empresas estão implementando ações concretas para reverter o quadro de desequilíbrio e desigualdade de gênero, principalmente, nos mais altos cargos. 

               Empresa do setor de energia solar, por exemplo, que tem o público majoritariamente masculino tem buscado soluções para reverter este quadro. Atualmente, a rede de franquias Solarprime e a Solarprime Distribuidora, possuem 118 funcionários, sendo 42% dos cargos ocupados por mulheres, com 32% em cargos mais técnicos. “Atualmente, temos cinco mulheres em cargos de liderança. A previsão é que esse número aumente e isso vai mostrar que estamos bem na contramão do mercado atual de energia solar, no que diz respeito à equidade de gênero”, afirma Raphael Brito, sócio e fundador da Solarprime. 

Energia Delas


Um levantamento da consultoria Greener aponta uma lacuna na presença feminina nas empresas de geração distribuída de energia solar, pois em 2020, 40% dos 685 players entrevistados sequer tinham uma funcionária do sexo feminino. 

Como forma de alterar este cenário no segmento, a rede de franquias de energia solar EcoPower lançou, em 2023, o Movimento Energia Delas, com o objetivo de estimular a participação de mulheres na gestão de negócios, principalmente, no setor. 

De acordo com uma pesquisa do SEBRAE, com dados do IBGE, até o terceiro trimestre de 2022, cerca de 10,3 milhões de mulheres estavam à frente dos negócios no país, representando 34% dos empreendedores nacionais. Para Náchila Oliveira, sócia do Grupo EcoPower, a proposta do movimento “Energia Delas” é aumentar o percentual de mulheres franqueadas da empresa. “Tudo começou com uma hashtag para incentivar a força feminina no mercado, mas ganhou forma e criamos essa proposta para auxiliar as mulheres que desejam empreender e construir uma carreira de sucesso”, afirma a diretora. 

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