Distribuidoras de energia adotam solução de inteligência artificial para recuperação de receita

Distribuidoras de Energia no Brasil já estão utilizando a plataforma Neuron, AI, para otimizar processos

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Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma das principais inovações tecnológicas, otimizando processos e impulsionando a eficiência em diversos setores. No setor de energia, não é diferente, e as chamadas Smart Grid (redes inteligentes) têm desempenhado um papel crucial na busca por ganhos de competitividade.

Segundo relatório da Reportlinker.com, que analisa o tamanho e as tendências do mercado global de Smart Grid está se preparando para um crescimento notável nos próximos anos. De acordo com o levantamento, a expectativa é que o setor alcance um crescimento de 16,8% CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta), atingindo a cifra de US$ 173 bilhões, durante o período 2022-2030.

Com intuito de atender à crescente demanda por soluções inovadoras no setor de energia, a CAS Tecnologia desenvolveu a plataforma Neuron, uma solução elaborada com Inteligência Artificial que realiza uma análise temporal com foco em promover maior eficiência operacional, além de impactar positivamente os custos das distribuidoras. A empresa investiu aproximadamente R$ 6 milhões no desenvolvimento da solução, sendo parte deste montante realizado com o apoio do BNDES.

Atualmente, a Amazonas Energia e a Light, que atendem aos estados do Amazonas e do Rio de Janeiro, respectivamente, estão implementando a plataforma Neuron para detectar as perdas, realizar o diagnóstico de problemas e otimizar os processos, permitindo, assim, a identificação precoce de falhas nas redes elétricas dos usuários telemedidos.

Segundo a CAS Tecnologia, em algumas concessionárias, cerca de 2% dos consumidores representam metade do faturamento, destacando a importância de abordagens eficazes para identificar e reduzir perdas. Uma das principais preocupações das distribuidoras de energia no Brasil são as perdas não técnicas, como o furto de energia. E as smart grids possibilitam uma gestão mais eficiente da eletricidade, permitindo uma resposta em tempo real às demandas variáveis de consumo.

O gerente da CAS Tecnologia, Octavio Brasil, explica que os métodos tradicionais de detecção de fraudes, como análise histórica do consumidor e envio de equipes de campo, são processos onerosos e demorados, com eficiência de detecção variando entre 10% e 30%. Para ele, a aplicação de IA tem se mostrado altamente eficaz, com casos de sucesso, como nas distribuidoras de energia Amazonas Energia e Light, atingindo índices de precisão de até 95%.

"A eficiência proporcionada pela IA oferece às distribuidoras uma visão georreferenciada do problema, resultando em maior recuperação de receitas e aprimorando a detecção de falhas. A plataforma não apenas aponta as anomalias e fraudes, mas também contribui para a evolução constante do setor, fornecendo ferramentas analíticas avançadas para enfrentar os desafios em curso”, complementa.

Com a abertura total do mercado livre para consumidores do grupo A, que são os clientes de alta e média tensão, a IA desempenhará um papel crucial na recuperação de receitas, envolvendo a análise de dados. Segundo a CAS Tecnologia, a IA pode auxiliar as concessionárias na regulação, fornecendo informações precisas sobre as perdas não técnicas.

“A implementação das Smart Grid, é um caminho sem volta. As distribuidoras estão conscientes da importância dessas tecnologias para enfrentar desafios como previsão de demanda, migração de clientes e a integração de diferentes tecnologias no setor elétrico”, ressalta Brasil.

A CAS Tecnologia afirma que as redes inteligentes têm se consolidado como elementos-chave na modernização do sistema elétrico, proporcionando maior eficiência, confiabilidade e sustentabilidade. Segundo a empresa, as concessionárias que adotam abordagens inovadoras e investem em tecnologias disruptivas têm obtido significativo aprimoramento em seus indicadores.

Atualmente, as soluções Smart Grit da CAS Tecnologia já monitoram mais de 2,5 milhões de consumidores, de diversas distribuidoras, com seus sistemas de gestão de telemedição. O executivo revela que outras três renomadas distribuidoras de energia estão em fase de avaliação do Neuron por meio de prova de conceito (PoC), visando testar a eficácia e viabilidade da solução em ambientes reais.


Foto: Marcello Casal JR

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