Nesta segunda-feira (4), os desafios e oportunidades dos biocombustíveis e da energia limpa foram destacadas nas palestras durante o 12° Fórum Nordeste, em Pernambuco, com a participação de especialistas e autoridades políticas e do setor bioenergético. A Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), presidida pelo paranaense Paulo Leal, foi recebida pelos anfitriões do evento, Eduardo Queiroz Monteiro (FolhaPE) e Renato Cunha (Sindácucar), e pelo líder da Associação dos Fornecedores de Cana local, Alexandre Andrade Lima.
O ministro da Defesa (José Múcio), o presidente da Câmara Federal (Arthur Lira) e o deputado federal José Victor (presidente da Frente Parlamentar do Etanol) também prestigiaram o Fórum, além de dezenas de outros políticos.
A energia limpa e os biocombustíveis, descarbonização, combustível do futuro, bioenergia, desenvolvimento sustentável diante das mudanças climáticas e mais temas foram abordadas nas palestras técnicas, a cargo do presidente da Datagro (Plínio Nastari), do secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (Pietro Mendes) e especialistas convidados. "Foram palestras de alto nível e muito importantes para o setor, com benefícios para o nosso setor da cana", frisou Leal.