A trágica explosão de um silo na cidade de Palotina (PR) colocou em evidência os riscos de acidentes em ambientes de trabalho fechados e repletos de produtos inflamáveis, como são os silos e também boa parte das instalações industriais.
Compreender as causas desse tipo de acidente e identificar medidas preventivas eficazes é vital para garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade das instalações.
No caso dos silos - utilizados pelos produtores do setor agro para armazenar grandes volumes de grãos, como soja, milho, entre outros - os fatores de risco para um início de incêndio ou explosão são muitos:
- A poeira de grãos suspensa no ar pode atingir níveis explosivos quando os grãos são movimentados
- Essa poeira suspensa é altamente inflamável e pega fogo facilmente com qualquer fonte de ignição, como faíscas de equipamentos elétricos ou fumo
- O ambiente confinado potencializa a chance de explosão
- A manutenção com produtos e métodos inadequados pode gerar faísca que vai dar início a incêndio e explosão
- Goteiras de infiltrações de água pluviais podem gerar pontos de aquecimento na massa de grãos
Vale lembrar que esses riscos - também presentes em instalações industriais devido à alta presença de produtos inflamáveis, óleos, máquinas, entre outros - podem ser minimizados com uma série de cuidados, como:
- Seguir as normas de segurança elétrica
- Não utilizar ferramentas geradoras de faíscas nestes ambientes de trabalho
- Não fumar no local
- Controlar rigorosamente a temperatura
- Treinar a equipe sobre segurança
- Manter a manutenção dos equipamentos em dia
No Brasil, as Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) descrevem as diretrizes apropriadas para gerenciar a segurança no trabalho e evitar fontes de ignição. A NR-33, por exemplo, trata de segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, como silos de grãos.
“Na hora dos trabalhos de manutenção em silos e em ambientes industriais no geral, um dos principais cuidados para garantir maior segurança é optar por soluções não inflamáveis, não tóxicas para os usuários e que não dependam de fonte de calor externo para a execução do serviço”, ressalta o químico Marcos Pacheco, da fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic.
Em seu portfólio de produtos, a Quimatic Tapmatic conta com soluções químicas capazes de garantir a manutenção com total segurança. Alguns exemplos dessas soluções são a solda a frio para o reparo de máquinas e ferramentas (ao contrário da solda a quente, não depende de calor e não gera faíscas); os decapantes passivantes para a limpeza de aço inox; desengraxantes à base de água, que não oferecem riscos de combustão; removedores e convertedores de ferrugem, que dispensam a necessidade de lixamento; e o limpa contato elétrico não inflamável para uso em máquinas e instalações elétricas em geral.
Vale reforçar: a escolha de soluções e métodos de trabalho mais seguros devem sempre ser encaradas como prioridade por indústrias dos mais diversos setores. Além de ajudar a minimizar o risco de acidentes e explosões, esses cuidados garantem um trabalho mais sustentável, amigável ao trabalhador e ao meio ambiente, e com boas chances de contribuir para o aumento de produtividade.
Para mais informações, acesse: https://www.quimatic.com.br