O Conselho Estadual de Agrotóxicos reuniu-se na última sexta-feira (02) na sede da Embrapa Agropecuária Oeste. No evento foram julgados seis processos de recursos relativos aos auto de infrações aplicados pela IAGRO a profissionais, revendas e produtores autuados por infringirem a Lei Estadual de Agrotóxicos.
Na ocasião, o presidente Fernando Nascimento do C.E.A., acompanhado pelo Conselheiro Jânio Borges, visitaram o professor Fabrício Fagundes Pereira, da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), da UFGD que desenvolve um trabalho de controle biológico com macrobiológicos para controle de pragas de eucalipto, soja, milho e mandioca.
Os conselheiros também conheceram a biofábrica existente na incubadora, que conta com vários profissionais, estagiários e bolsistas trabalhando na produção de insetos que controlam outros tipos de pragas daquelas culturas.
"O trabalho sob a coordenação do professor Fabrício permitiu a nossa equipe conhecer o processo de desenvolvimento e produção de macrobiológicos para controle de pragas. Estes são bioinsumos importantes para reduzir os prejuízos causados por alguns insetos em culturas importantes para o Estado, inclusive minimizando a aplicação de agrotóxicos.
A nossa preocupação é apresentar, em breve, uma proposta de Programa que contemple a expansão do uso de bioinsumos na produção agrícola estadual. Para tal, teremos que identificar as principais demandas e dificuldades dos setores de pesquisa, produção e assistência técnica que viabilizarão o sucesso do uso desses insumos na agricultura," comentou Fernando Nascimento.
Rosana Siqueira