São Paulo, 16 de setembro de 2022 - Mesmo com a pandemia, o setor de transportes de cargas foi o que mais cresceu nos últimos meses. Apenas em 2021, houve um crescimento de 11,4%, segundo o IBGE. A alta da demanda pelo serviço e a aceleração da globalização fazem com que o setor enfrente diversas transformações e novos desafios. Os motoristas, que antes percorriam as estradas de forma analógica, agora precisam ter um perfil técnico e digital para conseguirem dirigir os novos caminhões e utilizar os aplicativos e plataformas de gestão que conectam informações em tempo real. Uma das empresas que estão liderando essa mudança é a Rabbot, plataforma de automação e orquestração do ecossistema de frota, que dobrou de tamanho em 2021 e hoje já detém mais de 15 mil usuários na plataforma e mais de 2.8 milhões de veículos gerenciados.
De acordo com cases e dados da empresa, seus clientes têm economizado cerca de 10 milhões de horas por meio do uso de robôs e automações. Na prática, isso quer dizer que papeladas e burocracias a respeito da manutenção do veículo e da carga ficaram no passado. Atualmente, com o uso do aplicativo pelo celular, que traz um checklist personalizável de tudo que deve ser apontado, e uma plataforma orquestradora que automatiza atividades, motoristas passam menos tempo no pátio, têm comunicação em tempo real com os gestores da frota e podem, inclusive, conduzir a vistoria do próprio caminhão.
Com isso, a profissão ganhou mais autonomia e segurança: o número de ocorrências na estrada diminuiu, porque há menor possibilidade de erro humano, há muito mais acuracidade na coleta de dados sobre o estado do veículo e há maior agilidade na resolução de problemas que, porventura, aconteçam na estrada. “Todo dia são feitos checklists do caminhão, e tudo fica registrado. Usar o aplicativo para esses registros, que também apontam o que precisa de manutenção no caminhão, torna o processo mais prático e ágil para nós, além de trazer mais segurança, pois a informação é enviada em tempo real para a plataforma da Rabbot, que os gestores acessam para saber o que está acontecendo com cada veículo", diz Rosângela Rosa Correa, motorista da Mendes & Koch, transportadora de cargas com mais de 29 anos de atuação e que utiliza a plataforma da Rabbot em seu dia a dia.
Maior valorização de profissionais
Diante desse cenário, em que os motoristas têm assumido um lugar de maior protagonismo dentro da gestão de frotas, algumas empresas têm adotado inclusive ações de valorização dos caminhoneiros. A Mendes & Koch lançou em 2021 o Programa Motorista Padrão Mende & Koch, que tem como objetivo disseminar boas práticas tanto dentro da empresa, quanto fora dela. Os motoristas são avaliados durante todo o ano, de acordo com indicadores de excelência estipulados pela direção da empresa, e aqueles que mais pontuam a cada mês recebem brindes, bonificação e, ao final do programa, o melhor colocado no ranking recebe o prêmio final e o título de Motorista Padrão Mendes & Koch.
Empresas de logística também têm apostado em treinamentos internos para que os motoristas estejam cada vez mais adaptados à tecnologia e os recursos que ela oferece para facilitar o dia a dia na estrada. “Quanto mais esse profissional fica confortável no uso do aplicativo e de tudo o que ele oferece, melhor a qualidade de dados coletados e, consequentemente, mais eficiente é a gestão de frota em plataformas orquestradoras como a nossa. Não é difícil convencê-lo, porque ele sente na prática, e de maneira muito rápida, o quanto a tecnologia pode melhorar sua qualidade de vida”, resume Bruno Pelikan, CEO da Rabbot.