Biomas do Brasil: Mercur lança programa de educação ambiental

Iniciativa é resultado de parcerias com organizações de diferentes regiões do país e visa a promoção, a preservação e o cuidado com os biomas brasilei

Biomas do Brasil: Mercur lanç

A Mercur, empresa das áreas da saúde e educação, lança seu novo programa na área da educação: O Biomas do Brasil. O objetivo é promover a preservação e o cuidado com os biomas brasileiros por meio do conhecimento e de práticas na relação com a natureza. O convite é direcionado para que estudantes, professores e organizações que atuem com meio ambiente, educação e demais pessoas interessadas no tema formem uma rede de aprendizado na relação com a natureza. 

O programa disponibiliza, em uma plataforma digital, uma curadoria de conteúdos desenvolvidos entre a Mercur e as organizações parceiras de diversas regiões brasileiras, como a Associação Caatinga, o SOS Amazônia, o Corredor Ecológico, a Fundação Neotrópica do Brasil e a Curicaca. Entre os conteúdos estão disponibilizados vídeos, áudios, fotos, jogos pedagógicos e atividades interativas para a construção de novos conhecimentos. A proposta é ser um espaço seguro de informações e que possa ser referência do trabalho para a rede de pessoas que queiram se engajar na preservação e cuidado ao meio ambiente, principalmente dos biomas. 

A Facilitadora de Coordenação da Mercur, Fabiane Lamaison, ressalta que uma das propostas do programa é engajar pais, educadores e estudantes para refletir sobre a necessidade de regeneração da saúde do planeta por meio da educação. "A extinção da diversidade biológica dos biomas afeta a todos e passa a ser um desafio individual e coletivo mudar esse cenário ou retardá-lo”, explica. 

Por meio da borracha de apagar, o programa será inserido nos espaços escolares para promover o conhecimento, a sensibilização e o fomento ao pertencimento das pessoas em relação ao bioma local. “A borracha escolar, vinculada à identidade e ao propósito da empresa para a preservação das paisagens naturais, passa a levar o conhecimento dos biomas para o dia a dia das escolas e das famílias", afirma Fabiane. 

O tema do programa foi fundamentado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em diferentes faixas etárias, e está voltado para estudantes do ensino fundamental tanto nas séries iniciais quanto nas séries finais. Dessa forma, a Mercur e seus parceiros fomentam a ampliação do aprendizado dos biomas como sistemas do meio ambiente, que abrangem a biodiversidade de espécies da fauna e flora.

Vinculado ao programa, a Mercur lançou uma borracha escolar que traz os animais de cada bioma, representados por um desconhecido ou pouco conhecido, um ameaçado de extinção e outro mais popular. Cada borracha contém, além da imagem, um QRCode que leva ao site do programa. A plataforma disponibiliza informações, imagens e histórias sobre cada um dos bichos. Para saber mais, acesse: www.mercur.com.br/biomas 

Ações individuais que impactam no coletivo 

Com o programa de educação ambiental, a Mercur quer instigar as pessoas a repensar seus hábitos diários e a contribuir com a preservação dos biomas, independentemente do local em que elas se encontram.  

Separamos três dicas que podem contribuir na proteção e cuidado com os biomas: 

Economize o consumo de águas. Hábitos simples ajudam muito, como ensaboar toda a louça e enxaguar tudo de uma vez, coletar a água da chuva em casa para reutilizar em serviços domésticos, optar por balde no lugar da mangueira para lavar o carro ou a calçada e acumular roupas para lavar tudo de uma só vez.

Separe o lixo e faça o descarte correto. Há um elevado grau de contaminação dos solos e das águas. Doe roupas e outros utensílios que podem ser reutilizados.

Economize energia elétrica. Use lâmpadas de LED, elas são mais econômicas que as incandescentes. opte por luz natural sempre que possível. Opte por sistemas de aquecimento solar para aquecer a água. 

Notícias relacionadas
© Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29

Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29

© Novo Código Florestal pode retroagir para dispensar averbação de reserva legal, diz STJ

Novo Código Florestal pode retroagir para dispensar averbação de reserva legal, diz STJ

© Primeiros casos de raiva em capivaras no litoral paulista são alerta para monitoramento do vírus

Primeiros casos de raiva em capivaras no litoral paulista são alerta para monitoramento do vírus

© IPAM e MMA Firmam Parceria para Conservação das Florestas Públicas na Amazônia

IPAM e MMA Firmam Parceria para Conservação das Florestas Públicas na Amazônia

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook