A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, participa de 1 a 4 de agosto do 37º Congresso Brasileiro de Nematologia. O evento acontecerá no Hotel JP, em Ribeirão Preto (SP). A empresa de origem indiana apresentará sua linha de produtos contra esse importante problema que afeta as plantações e está sendo foco de investimentos da UPL, que recentemente inaugurou no país um laboratório que é referência global em nematoides.
"O combate aos nematoides tem grande relação com o uso de insumos biológicos, que vem aumentando significativamente a cada ano, muito em virtude do aumento da adoção pelo produtor, em razão de sua alta eficácia e contribuição para o aumento da produtividade. Além disso, atende a uma exigência cada vez maior da sociedade, que busca a sustentabilidade na produção de alimentos", destaca Murilo Impulcetto, gerente de biossoluções da UPL Brasil.
Para cumprir o objetivo destacado por Impulcetto, a UPL criou a Natural Plant Protection (NPP), divisão de negócios que consolida mundialmente o amplo portfólio de insumos e tecnologias de origem natural e biológica da companhia, que está cada vez mais pesquisando e desenvolvendo tecnologias para esse mercado. Um exemplo desse investimento foi a aplicação de US$ 500 mil em sua estação de pesquisas e desenvolvimento, em Pereiras (SP).
"Com obras de reforma e ampliação, concluídas neste ano, o centro de desenvolvimento de Pereiras tornou-se referência em nematoides e está contribuindo não apenas para a validação de tecnologias para o mercado brasileiro, mas também para fornecimento global. Esse local simula uma propriedade comercial e as condições tradicionais de cultivos. Assim, testamos com eficiência a performance de nossas soluções", explica o gerente.
Entre os destaques de sua linha de produtos, a UPL conta com o nematicida Biobac. A solução é composta por uma linhagem exclusiva do Bacillus subtilis, uma bactéria que se prolifera ao redor de raízes, protegendo-as, e provoca competição por alimento com o nematoide, que acaba morrendo por inanição. A linhagem do Bacilus conquistou o Prêmio de Contribuição para Produtos de Proteção de Plantas 2016, na China.