Atrasos em portos de Xangai apresentam novos riscos a cadeias globais

Na última sexta-feira (1º), Xangai estendeu as restrições em muitas partes da cidade, que abriga o centro financeiro da China e um dos portos mais movimentados do mundo.

O porto de Xangai já sofria de grandes atrasos, e a extensão pode piorar o congestionamento e aumentar ainda mais os custos de transporte, disseram especialistas.

A cidade costeira impôs um bloqueio de duas fases aos seus 25 milhões de habitantes no início desta semana. As autoridades colocaram a parte oeste da cidade sob bloqueio na sexta-feira e estenderam um bloqueio existente nos bairros do leste com casos positivos em até nove dias.

Essas restrições causaram grandes atrasos no porto de Xangai, que fica na parte leste da cidade e já estava congestionado. É o porto de contêineres mais movimentado do mundo, movimentando mais de quatro vezes o volume visto no Porto de Los Angeles em 2021, segundo dados das autoridades portuárias de ambas as cidades.

A VesselsValue, fornecedora global de dados de navegação, disse que o número de navios esperando para carregar ou descarregar no porto de Xangai disparou para mais de 300 nesta semana, um aumento de quase cinco vezes nas últimas duas semanas e meia.

"O congestionamento em Xangai geralmente piora nesta época do ano. No entanto, o aumento recente é muito maior do que no ano passado e nos níveis sazonais normais", disse a empresa em comunicado na terça-feira (29).

Ainda não está claro qual impacto o bloqueio terá na carteira de navios do porto, disse a empresa. Mas sugeriu que os gerentes e analistas da cadeia de suprimentos em todo o mundo "começassem a planejar os efeitos colaterais".

A Maersk, uma das maiores empresas de transporte de contêineres do mundo, também disse que o bloqueio de Xangai pode causar atrasos no transporte e custos mais altos.

"O serviço de transporte rodoviário de entrada e saída de Xangai será severamente impactado em 30% devido a um bloqueio total nas áreas de Pudong e Puxi de Xangai", disse Maersk em um comunicado aos clientes na segunda-feira. Xangai é separada em duas partes, Pudong e Puxi, pelo rio Huangpu.

"Consequentemente, haverá um tempo de entrega mais longo e um possível aumento nos custos de transporte", acrescentou.

Enquanto isso, o governo da cidade disse que as operações de frete permanecerão normais sob o bloqueio.

O Shanghai International Port Group, que administra o porto, disse no mês passado que implementaria um "sistema de circuito fechado" que exige que os funcionários permaneçam em áreas específicas e sigam certos protocolos para impedir a propagação do coronavírus.

No entanto, devido às restrições de viagem, esperas prolongadas nos postos de controle, requisitos de teste de coronavírus e possível quarentena no retorno, muitos caminhoneiros estão lutando para entregar os contêineres de carga dentro e fora do porto a tempo, de acordo com The Paper, mídia controlada pelo estado.

Uma questão global

O congestionamento em Xangai é uma má notícia para consumidores e empresas em todo o mundo.

"O bloqueio em toda a cidade em Xangai é um revés para as cadeias de suprimentos globais já esticadas por tensões geopolíticas", escreveu Bansi Madhavani, economista sênior da ANZ Research, em um relatório na sexta-feira.

As cadeias de suprimentos globais estão tensas há meses devido à pandemia de Covid-19 e à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Embora o porto de Xangai permaneça operacional, atividades como armazenamento e pessoal serão afetadas, causando atrasos, disse ele, acrescentando que o transporte entre os países também pode ser prejudicado.

"Essas restrições podem... elevar as taxas de frete", disse Madhavani.

Os analistas do Nomura também esperam "atrasos de envio adicionais, congestionamentos portuários e falta de capacidade logística", já que Xangai permanece em confinamento.

"Os mercados até agora subestimaram a gravidade da situação na China", disseram analistas do Nomura na quinta-feira (31) em uma nota de pesquisa. "Nos próximos meses, esperamos que os investidores globais reflitam melhor esses choques em suas avaliações de várias classes de ativos."

*O Beijing Bureau da CNN contribuiu para este relatório.

Fonte: CNN Brasil

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