Senadora Soraya intercede para que Rumo Logística tome providências sobre terreno abandonado em Aquidauana

A concessionária de linha ferroviária não tem feito manutenção no local, que apresenta riscos para a população

Preocupada com o abandono do terreno cedido pela União para a empresa Rumo Logística em Aquidauana, a senadora Soraya Thronicke (União-MS) interviu, a pedido do vereador Reinaldo Kastanha (União-MS), em busca de soluções definitivas para os problemas encontrados no local. Em reunião nesta quarta-feira (23) com representantes da Rumo, Soraya cobrou agilidade da empresa para resolver a situação que já se arrasta há anos. A reunião contou também com a participação virtual do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, e de vereadores do município.

Entre as principais reivindicações estão a roçagem do matagal que cresceu no local, a construção de um estacionamento no pátio da Rumo, a cessão de um barracão que foi abandonado para uso da Prefeitura, a liberação da cancela existente no terreno que liga a Rua Quintino Bocaiuva com Rua Bichara Salameni e a criação de uma passagem de nível, ligando a Rua Sete de Setembro com a Augusto Mascarenhas.

“A Rumo é uma empresa bilionária que está com uma dívida grande com a população de Aquidauana. O prejuízo que a Rumo causou à cidade, que é a princesinha do Pantanal, já foi feito. Agora queremos que a boa vontade de vocês venha com agilidade”, cobrou Soraya.

Para o prefeito Odilon, a empresa tem tratado a situação com descaso. “O nosso desprestígio com a Rumo é grande. Nem mesmo a roçagem do mato é feita. Se a Rumo não tem interesse [na concessão], que ela devolva a linha. Minha cidade não merece isso”, afirmou. De acordo com Emanoel Costa, relações institucionais da Rumo Logística, há um estudo em fase final para que a concessão da linha férrea seja relicitada e um novo leilão aconteça. Mas, até que uma nova concessionária assuma, a manutenção e segurança do local é de responsabilidade da Rumo.

De imediato, a senadora Soraya Thronicke se comprometeu a entrar em contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para acelerar as tratativas em busca de soluções definitivas para o problema. “Falarei com a ANTT para reportar essa urgência, mas espero que a Rumo também tenha urgência em resolver o que é de sua responsabilidade”, informou. As equipes técnicas da empresa Rumo e da Prefeitura de Aquidauana devem se reunir na próxima semana para elaborar um documento que será entregue à agência para providências.

Notícias relacionadas
© Reserva de Minas sugere receitas práticas para deixar seu Natal mais doce

Reserva de Minas sugere receitas práticas para deixar seu Natal mais doce

© Como transformar a silagem em lucratividade?

Como transformar a silagem em lucratividade?

© Guerra já impacta no preço dos alimentos no Brasil, aponta IPC

Guerra já impacta no preço dos alimentos no Brasil, aponta IPC

© graos

graos

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook