Início da safra de cana deve ser marcado por chuvas regulares sem interrupções de moagem

A safra 2022/23 de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do Brasil começa oficialmente no próximo dia 1º de abril, se estendendo até o dia 31 de março de 2023. A Agência UDOP de Notícias conversou nesta manhã (23/3) com o Agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos que destacou que as condições climáticas para o outono/inverno deste ano serão mais positivas do que as mesmas estações em 2021.

Segundo Marco Antonio, as previsões atuais apontam para um outono/inverno menos rigoroso que 2021, quando o setor enfrentou pelo menos três ocorrências de geadas que impactaram de forma decisiva nos números da safra. "Em 2021 tivemos geadas nos dias 30 de junho e 20 e 31 de julho. Para este ano, no entanto, dentro das previsões e mapas que temos acesso, devemos ter um outono mais dentro das margens históricas", destacou.

Ainda de acordo com o agrometeorologista este início da safra da cana será marcado por chuvas mais frequentes, mas de curta duração, o que, de certa forma, é positivo para o desenvolvimento da cana que será colhida em meados do ano e ainda favorece um bom ritmo na colheita da cana de início de safra.

"Em 2021 estávamos com um La Niña em plena evolução, mas percebemos que para este ano, pelo menos com os dados disponíveis até agora, o La Niña começa a perder força, o que não deve fazer com que as temperaturas caiam tanto", afirmou Marco Antonio da Rural Clima.

Para o agrometeorologista, inclusive, notícias veiculadas pelas mídias sociais de que o frio este ano chegaria mais cedo, não têm respaldo científico e não devem trazer preocupação para o setor sucroalcooleiro. "O inverno este ano, até agora, está dentro da normalidade para regiões como o Estado de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. De forma geral, temos uma condição climática dentro do padrão normal", finalizou.

Fonte: Rogério Mian/Agência UDOP de Notícias

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas
© Reserva de Minas sugere receitas práticas para deixar seu Natal mais doce

Reserva de Minas sugere receitas práticas para deixar seu Natal mais doce

© Como transformar a silagem em lucratividade?

Como transformar a silagem em lucratividade?

© Guerra já impacta no preço dos alimentos no Brasil, aponta IPC

Guerra já impacta no preço dos alimentos no Brasil, aponta IPC

© graos

graos

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook