A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, investiu anos em pesquisa para colocar à disposição da agricultura brasileira uma moderna e potente solução contra o complexo de doenças fúngicas que atacam a soja. Esse trabalho resultou em Evolution, fungicida com formulação inovadora, que combina três princípios ativos que se complementam e são altamente eficazes para defender os cultivos contra os crescentes desafios sanitários da soja e no manejo da resistência.
Já disponível no mercado, Evolution foi lançado no dia 2 de dezembro, para diferentes estados e localidades: Balsas (MA), Campo Grande (MS), Cascavel (PR), Dourados (MS), Goiânia (GO), Ijuí (RS), Londrina (PR), Luis Eduardo Magalhães (BA), Palmas (TO), Passo Fundo (RS), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Primavera do Leste (MT), Querência (MT), Ribeirão Preto (SP), Rio Verde (GO), Rondonópolis (MT), Sapezal (MT), Sorriso (MT), Uberlândia (MG) e Varginha (MG).
De forma híbrida, o evento foi realizado em Campinas (SP), e transmitido virtualmente para os demais polos. Além da liderança UPL, o evento de duas horas contou com palestra de Amyr Klink. Navegador, ele é autor de livro no qual faz relato da primeira travessia do Atlântico Sul em barco a remo, que realizou em 1984. Klink falou sobre sua experiência como desbravador e de que forma isso se relaciona com a “evolução” que o novo produto da UPL oferece para a agricultura.
"Evolution é o resultado de um longo processo de pesquisas e desenvolvimento. O produto já foi testado em diversas e diferentes áreas de plantio, o que reforça o compromisso da UPL em ajudar os agricultores a produzir cada vez mais e com sustentabilidade. Afinal, os fungos são os principais inimigos da cadeia: sem o tratamento adequado, esses inimigos da produtividade podem provocar perdas de até 80% da colheita da oleaginosa", afirma Marcelo Figueira, gerente de fungicidas da UPL Brasil.
Evolution tem eficácia garantida contra as cinco principais doenças que comprometem o sucesso da sojicultura. São elas: antracnose (Colletotrichum truncatum), crestamento-foliar (Cercospora kikuchii), mancha-alvo (Corynespora cassiicola) e oídio (Microsphaera diffusa), além da temível ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), que sozinha pode causar a perda de oito a cada 10 sacas de soja. Esta doença causa "pontuações" de cor escura na planta. Disseminadas, comprometem o desenvolvimento, causando elevados prejuízos.
"Considerando a produtividade média da safra de 2020/2021, estimada em 58 sacas por hectare, sem o eficaz controle dos problemas fitossanitários a produção de soja poderia cair dramaticamente, entre 9 e 46 sc/ha, de acordo com a doença e sua intensidade. O potencial de prejuízos, considerando o preço médio da saca, seria de quase R$ 8 mil por hectare. Por isso, os agricultores devem ter especial atenção aos fungos. "Evolution chega no mercado com sua eficácia comprovada, para contribuir com o agricultor e ajudá-lo a vencer a guerra contra as doenças da soja", afirma o gerente da UPL Brasil.
Evolution possui tecnologia multissítio, conceito criado pela UPL que oferece ação simultânea de diferentes ingredientes ativos em diversos pontos do metabolismo dos fungos. Essa tecnologia ajuda a diminuir consideravelmente a possibilidade de as doenças criarem resistência aos defensivos. Além disso, é um importante aliado diante de mutações que os fungos possam sofrer.
"O novo fungicida da UPL contribuirá para a proteção e a exploração do máximo rendimento da soja, gerando praticidade e flexibilidade de aplicação, com o uso indicado para diferentes momentos do ciclo de cultivo, proporcionando plantas mais verdes e mais saudáveis, além de aumentar a qualidade da soja. Tudo isso com facilidade de aplicação, sem necessidade de mistura de tanque, e mantendo altos níveis de controle e produtividade. Esses são os compromissos de Evolution", ressalta Marcelo Figueira.