Projeto da Nova Ferroeste começa a ser apresentado a investidores antes de ir a leilão na B3

O projeto da Nova Ferroeste, ferrovia que vai ampliar o escoamento e dar mais competitividade à produção do agronegócio sul-mato-grossense por meio dos portos paranaenses, começou nesta semana a ser apresentado a investidores internacionais antes de ir à leilão na B3. A sondagem de mercado iniciou na quarta-feira (1º) e segue até dia 8 de dezembro.

Entre possíveis investidores já inscritos para conhecerem as potencialidades do projeto, estão construtoras, operadores ferroviários e fundos de investimentos do Brasil, Itália, Espanha, China e Emirados Árabes. Nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), o coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, do Governo do Paraná, Luiz Henrique Fagundes, recebe os executivos do CRCCII e CR20 Brazil, fundos de Investimento chineses interessados no projeto.

Entrega do EIA-RIMA da Nova Ferroeste para análise do Ibama. Governos de MS e do PR pediram celeridade para garantir cronograma antes do leilão na B3

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), este é mais um avanço do processo de preparação para que o projeto seja apresentado ao mercado. “A Nova Ferroeste entra agora numa fase fundamental, que é a apresentação do projeto a potenciais investidores. É importante que ele receba essa visibilidade para que tenha o nível de interessados no momento em que for a leilão na B3. A previsão estimada de taxa de retorno de investimento para a Nova Ferroeste é de 11% ao ano e o payback (tempo de retorno sobre o investimento inicial) de 17 anos”, afirmou.

A ferrovia Nova Ferroeste tem uma extensão total de 1.304 quilômetros. Os trilhos dessa nova malha ferroviária deverão ser, em princípio, de bitola mista (estreita e larga), vão entrar em Mato Grosso do Sul pelo município de Mundo Novo e seguirão pelo Estado passando por Eldorado, Iguatemi, Amambai, Caarapó, Dourados e Itaporã, até chegarem a Maracaju. No Paraná, o projeto ainda engloba um novo traçado entre Guarapuava e Paranaguá; um ramal multimodal ligando Cascavel e Foz do Iguaçu; além da revitalização do atual trecho da Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava.

O empreendimento é fruto de parceria dos governos de Mato Grosso do Sul e do Parana, em conjunto com o Governo Federal e a sondagem de mercado faz parte do PPI (Programa de Parcerias e Investimentos), do Ministério da Economia. Durante os encontros com investidores, será apresentado o Estudo de Viabilidade Técnica Ambiental e Jurídica (EVTEA-J).

“Em novembro, nós entregamos o EIA-RIMA da Nova Ferroeste ao Ibama e pedimos celeridade no processo de licenciamento ambiental. Essa apresentação o mercado permite que os investidores conheçam detalhes do projeto, o nível de retorno do investimento, bem como o andamento dos trâmites burocráticos e todo o cronograma”, finalizou o secretário Jaime Verruck. A previsão é de que a Nova Ferroeste, inicie suas operações com o transporte de 38 milhões de toneladas de produtos.

 

Marcelo Armôa Semagro

Foto capa: Alessandro Vieira

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