Maio de 2025 – A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) vai reunir, no dia 29 de maio deste ano, em Curitiba (PR), empresários, consultores, autoridades e especialistas para uma série de debates sobre a proposta do Ministério de Minas e Energia de reforma do setor elétrico brasileiro e os desafios legais e regulatórios para a transição energética com a fonte solar na região Sul e no Brasil.
Trata-se do ABSOLAR Meeting Sul, evento que discute as novas oportunidades de negócios e investimentos para as companhias do setor, tanto no âmbito nacional quanto no desenvolvimento regional. Entre os temas, destacam-se os desafios da integração das novas tecnologias sustentáveis às redes, as oportunidades com sistemas de armazenamento energético na geração própria solar, as novas soluções em financiamento e o papel da geração distribuída dentro do contexto de modernização do setor elétrico nacional.
O evento, que deve receber cerca de 350 pessoas na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), tem as presenças confirmadas de Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, e de Wilson Zafani, Head Comercial de Solar do Banco BV, além de dezenas de outros palestrantes, entre empresários, empreendedores, operadores do direito e coordenadores da ABSOLAR.
Segundo dados da ABSOLAR, a geração própria de energia solar já proporcionou aos estados da região Sul a atração de mais de R$ 40 bilhões em investimentos, com uma capacidade instalada total de mais de 8 gigawatts (GW) em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
A proposta do ABSOLAR Meeting Sul, que conta com o banco BV como anfitrião, é colaborar com as empresas na geração de novos negócios na área solar, bem como ampliar o relacionamento e o networking entre fornecedores, integradores, fabricantes e clientes que compõem a cadeia de valor da energia solar no País.
Na ocasião do evento - que conta ainda com o apoio das empresas Solar Group, Sungrow e WEG -, serão organizados três painéis de debates com especialistas sobre os avanços da energia solar na região e no Brasil, o desenvolvimento econômico, ambiental e social a partir da fonte fotovoltaica, os modelos de financiamento de projetos e o desenvolvimento do empreendedorismo no segmento, entre outros. O credenciamento começa às 8h, as palestras, às 9h e as atividades se encerram às 18h.
Inscrições e mais informações podem ser obtidas no link: http://absolarmeeting.org.br/.