Leilão da “Rota da Celulose” atrai investimentos de R$ 10 bilhões e promete modernizar rodovias estratégicas de MS

Concessão de 870 km de estradas federais e estaduais por 30 anos prevê melhorias em infraestrutura, segurança e preservação ambiental

Leilão da “Rota da Celulose

Foi realizado nesta quinta-feira (8), na B3 – a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo – o leilão de concessão da chamada Rota da Celulose, um dos maiores projetos rodoviários do país. Com investimento estimado em R$ 10 bilhões de capital privado, o projeto contempla a concessão por 30 anos de 870,3 km de rodovias estratégicas que cortam o estado de Mato Grosso do Sul.

O pacote inclui trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além das federais BR-262 e BR-267, que foram oficialmente delegadas ao Estado pela União para viabilização do projeto. A malha rodoviária interliga regiões produtivas como Campo Grande, Três Lagoas, Bataguassu, Nova Alvorada do Sul e Santa Rita do Pardo, importantes polos da produção agroindustrial, especialmente da cadeia da celulose.


Ampliação, segurança e serviços aos usuários

A concessão prevê uma ampla modernização da malha viária com:

  • 115 km de duplicações

  • 457 km de acostamentos

  • 245 km de terceiras faixas

  • 38 km de contornos urbanos

  • 62 dispositivos em nível e 4 em desnível

  • 22 passagens de fauna

  • 25 acessos e 20 alargamentos de pontes

  • 3.780 m² em obras de arte especiais

Além da infraestrutura física, os usuários contarão com serviços essenciais como:

  • 13 guinchos para socorro mecânico

  • 13 ambulâncias de atendimento médico

  • 5 caminhões-pipa para combate a incêndios

  • 5 veículos para apreensão de animais e desobstrução

  • 13 postos de atendimento com sanitários, telefones e áreas de descanso

  • 3 Postos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros

Sustentabilidade e proteção da fauna

A nova concessão segue as diretrizes do programa Estrada Viva, promovido pelo Governo do Estado, com ações para a preservação da fauna silvestre. Estão previstas passagens de fauna, cercas de condução, sinalização de alerta, controladores de velocidade e até um serviço de resgate e reabilitação de animais silvestres, além de iniciativas de educação ambiental para usuários e comunidades do entorno.

Modelo dinâmico e flexível

O governador Eduardo Riedel celebrou a viabilização do projeto e destacou sua relevância logística e econômica:

“Trata-se de um grande projeto, onde conseguimos a delegação ao Estado de trechos da BR-262 e BR-267, para juntarmos às rodovias estaduais e assim formar um único lote, com 870 km que vai a leilão. Desta forma ficou atrativo e chamou a atenção do mercado, que está interessado em participar. Será um dos maiores projetos rodoviários do Brasil e com um modelo dinâmico e flexível, ou seja, se aumentar o fluxo de carros acima do previsto, poderão ter novos investimentos.”

A concessão da Rota da Celulose representa um marco para a infraestrutura logística de Mato Grosso do Sul, especialmente para o escoamento da produção agroindustrial, incluindo celulose, grãos, carnes e etanol, fortalecendo ainda mais a posição do estado como um dos protagonistas da nova economia verde brasileira.

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