Foi realizado nesta quinta-feira (8), na B3 – a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo – o leilão de concessão da chamada Rota da Celulose, um dos maiores projetos rodoviários do país. Com investimento estimado em R$ 10 bilhões de capital privado, o projeto contempla a concessão por 30 anos de 870,3 km de rodovias estratégicas que cortam o estado de Mato Grosso do Sul.
O pacote inclui trechos das rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, além das federais BR-262 e BR-267, que foram oficialmente delegadas ao Estado pela União para viabilização do projeto. A malha rodoviária interliga regiões produtivas como Campo Grande, Três Lagoas, Bataguassu, Nova Alvorada do Sul e Santa Rita do Pardo, importantes polos da produção agroindustrial, especialmente da cadeia da celulose.
Ampliação, segurança e serviços aos usuários
A concessão prevê uma ampla modernização da malha viária com:
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115 km de duplicações
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457 km de acostamentos
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245 km de terceiras faixas
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38 km de contornos urbanos
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62 dispositivos em nível e 4 em desnível
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22 passagens de fauna
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25 acessos e 20 alargamentos de pontes
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3.780 m² em obras de arte especiais
Além da infraestrutura física, os usuários contarão com serviços essenciais como:
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13 guinchos para socorro mecânico
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13 ambulâncias de atendimento médico
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5 caminhões-pipa para combate a incêndios
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5 veículos para apreensão de animais e desobstrução
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13 postos de atendimento com sanitários, telefones e áreas de descanso
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3 Postos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros
Sustentabilidade e proteção da fauna
A nova concessão segue as diretrizes do programa Estrada Viva, promovido pelo Governo do Estado, com ações para a preservação da fauna silvestre. Estão previstas passagens de fauna, cercas de condução, sinalização de alerta, controladores de velocidade e até um serviço de resgate e reabilitação de animais silvestres, além de iniciativas de educação ambiental para usuários e comunidades do entorno.
Modelo dinâmico e flexível
O governador Eduardo Riedel celebrou a viabilização do projeto e destacou sua relevância logística e econômica:
“Trata-se de um grande projeto, onde conseguimos a delegação ao Estado de trechos da BR-262 e BR-267, para juntarmos às rodovias estaduais e assim formar um único lote, com 870 km que vai a leilão. Desta forma ficou atrativo e chamou a atenção do mercado, que está interessado em participar. Será um dos maiores projetos rodoviários do Brasil e com um modelo dinâmico e flexível, ou seja, se aumentar o fluxo de carros acima do previsto, poderão ter novos investimentos.”
A concessão da Rota da Celulose representa um marco para a infraestrutura logística de Mato Grosso do Sul, especialmente para o escoamento da produção agroindustrial, incluindo celulose, grãos, carnes e etanol, fortalecendo ainda mais a posição do estado como um dos protagonistas da nova economia verde brasileira.