Por Renata Ankowski
Em 2024, celebraremos uma década desde que a ONU estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com a missão de guiar governos, empresas e sociedades rumo a um mundo mais sustentável e inclusivo até 2030. Com uma visão realista, a nova previsão deve ser algo em torno de 2050 ou 2060. Será que estaremos aqui para ver isso? Por isso, é preciso agirmos hoje.
Na MCM, nos propomos a ir além da criação de eventos memoráveis. Nossa missão sempre foi conectar marcas e pessoas de forma significativa, gerando experiências que transcendem o momentâneo e contribuem para um futuro mais próspero e sustentável. Embora os ODS só tenham sido oficializados em 2015, os princípios que nos norteiam já faziam parte da nossa cultura desde o início. Acreditamos que as empresas têm um papel crucial a desempenhar na construção de um mundo mais justo, equitativo e ambientalmente responsável.
Mais do que palavras em um documento, a sustentabilidade e a responsabilidade social se traduzem em ações concretas. Ao longo dos anos, implementamos diversas iniciativas que visam reduzir nosso impacto ambiental, promover a diversidade e a inclusão, e contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atuamos. Um dos nossos diferenciais é a “inteligência de impacto positivo”. Já na fase de planejamento de cada projeto, mapeamos como ele contribuirá para os ODS. Por exemplo, oferecemos treinamentos para nossos colaboradores e parceiros sobre gestão de resíduos, educação de qualidade e igualdade de gênero, alinhados aos ODS 4, 11 e 12.
A igualdade de gênero é um valor fundamental e está em nosso DNA. Desde nossa fundação pela Mônica Schimenes, mulher atuante protagonista, a liderança feminina tem sido um pilar da empresa. Atualmente, contamos com a Mônica como CEO e uma diretoria composta majoritariamente por mulheres, gerando igualdade de oportunidades em todos os níveis da organização.
Nosso compromisso com a erradicação da pobreza se traduz em ações como o mapeamento de fornecedores micro e pequenos empreendedores, com impacto socioambiental positivo. Além disso, mensuramos mensalmente o número de fornecedores que atendem a esses critérios, contribuindo para o ODS 1.
É necessário reconhecer que a sustentabilidade vai além das ações internas. Desde 2018, contamos com a certificação da ECOVADIS, que atesta nossas práticas de compras sustentáveis e de impacto na cadeia de eventos corporativos. Em 2023, reciclamos 83% das 12,7 toneladas de resíduos gerados em nossos eventos. E, desde 2023, compensamos todo o carbono das nossas operações através da preservação de biomas nativos.
Essa preocupação com a gestão de impacto se reflete em nossos projetos. Todos eles são idealizados com a meta de minimizar o impacto ambiental e oferecer opções de mitigação aos clientes. Um exemplo é o evento “Cor do Ano”, com a Suvinil, que desde 2018 é realizado com zero resíduos, mão de obra de impacto social e compensação de carbono.
Acreditamos que a mudança começa com a educação. Por isso, investimos em treinamentos e conscientização para nosso time, fornecedores e clientes. Abordamos temas como diversidade, inclusão, assédio, racismo e preconceito, além de práticas de sustentabilidade e responsabilidade social.
Nosso objetivo é que o respeito e a consciência no mundo dos negócios se tornem a norma. Queremos inspirar outras empresas a seguirem pelo caminho da sustentabilidade e da responsabilidade social, demonstrando que é possível construir um futuro mais próspero para todos e todas.
É importante sermos uma referência. As empresas de serviços têm um grande potencial para contribuir para o desenvolvimento sustentável, e o mercado precisa estar comprometido em compartilhar as melhores práticas para influenciar todo um ecossistema.
O futuro mira no termo “economia regenerativa”, que vai além da sustentabilidade. É possível fazer negócios de forma lucrativa, socialmente e ambientalmente conscientes, e isso precisa se tornar realidade. Para a grande maioria das corporações, principalmente das indústrias nacionais, o peso de não ter uma responsabilidade ambiental e social está batendo no bolso. Existe um grande movimento por parte das lideranças, mas ainda é necessário acelerar mais. Não existe tempo a perder. O futuro é hoje, e precisamos liderar a mudança.
Renata Ankowski, é especialista em Liderança, Inovação e ESG pela FAAP, pós-graduada pela PUC-AR em Marketing, especializada em gestão de projetos, PMO Agile, Design Thinking e Service Design pela ESPM e graduada em Administração de Empresas. Com mais de 15 anos de experiência, trabalhou em grandes multinacionais, aplicando gestão estratégica para transformar ideias em ação com resultados efetivos. Atualmente, como Diretora de Estratégia Comercial na MCM Brand Experience, Renata é dedicada à inovação, liderança, marketing, e usa sua intuição e inspiração para construir um futuro melhor, valorizando a natureza e a meditação.