Próximos dias serão de tempo seco e altas temperaturas, aponta ignitia

Levantamento da empresa de inteligência climática aponta que nova onda de calor atinge várias partes do país, a partir dessa quarta

Próximos dias serão de tempo

Depois de alguns dias com instabilidade predominando sobre boa parte do Centro-Sul, a tendência ao longo da semana é de um aumento gradual na estabilidade e no predomínio de dias sem chuva. “Essa é uma notícia boa especialmente para os agricultores do Rio Grande do Sul que poderão dar sequência no trabalho de semeadura do milho e da soja, que já atingiram 87% e 76% do total da área esperada”, é o que afirma o diretor da ignitia Inteligência Climática, João Rodrigo de Castro.

Mesmo com as chuvas recorrentes, a semeadura para as áreas de milho está com o mesmo ritmo do observado no ano passado para a mesma época, enquanto a soja tem uma redução de área coberta de 4% no comparativo de evolução de plantio, segundo dados da EMATER – RS.

Ao longo dessa semana, as instabilidades deixarão de atuar e darão lugar a uma massa de ar seco que deverá predominar até a próxima semana. “Não será uma massa de ar quente com a mesma intensidade da observada em novembro, mas mesmo assim as temperaturas voltarão a subir de forma significativa”, garante o diretor da ignitia Inteligência Climática.

A partir da quarta-feira (13/12), a bolha de calor que terá como ponto inicial o Paraguai e todo o Norte da Argentina deverá se expandir para o Centro-Sul do Brasil. O Nordeste também não ficará de fora desse ambiente quente e poderá registrar temperaturas próximas a 40ºC na Bahia, no Maranhão e também no Piauí.

No Centro-Sul, os destaques da onda de calor serão a região Oeste do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas poderão atingir 37ºC durante o próximo final de semana. Em todo o Sudeste e Centro-Oeste, são esperadas temperaturas na faixa entre os 35ºC e 40 ºC em várias regiões, com as máximas também sendo esperadas para o final de semana.

Em Cuiabá (MT), de sexta (15/12) a domingo (17/12) a temperatura deve subir bastante, passando de 32ºC para 39ºC. Durante o mesmo período, em Bauru (SP), também haverá aumento do calor, de 36ºC para 38ºC. Em Uruguaiana (RS), o aumento será impactante, partindo de 31ºC na sexta e passando para 37ºC no domingo. Teresina (PI) assistirá a um movimento de leve queda: de 39ºC na sexta para 37ºC no domingo.

Notícias relacionadas
© Mais de 150 dias sem chuva no MT

Mais de 150 dias sem chuva no MT

© Cumprimento de metas climáticas passa por adoção de bioenergia e aumento da eficiência energética

Cumprimento de metas climáticas passa por adoção de bioenergia e aumento da eficiência energética

© Ondas de calor extremo geram reflexos no agronegócio

Ondas de calor extremo geram reflexos no agronegócio

© Lula chama chefes de Poderes para discutir emergência climática

Lula chama chefes de Poderes para discutir emergência climática

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook