O monitoramento da fauna silvestre é fundamental para garantir a preservação das espécies. Por isso, a CRV Industrial, usina em Carmo do Rio Verde (GO), realizou neste mês de outubro o levantamento da fauna silvestre nas áreas de influência do empreendimento. E a partir dele, é possível ter uma avaliação real da quantidade de espécies e animais na região.
A ação anual é desenvolvida por uma empresa licenciada e teve a duração de sete dias com a coleta em seis pontos. O rastreamento abrange os diversos grupos faunísticos terrestres e aquáticos como : avifauna, herpetofauna (anfíbios e répteis), mastofauna, entomofauna e fauna aquática ictiofauna, bentônicos e fitoplâncton.
A estratégia é realizar um levantamento de dados primários na área de influência para os grupos citados e, por seguinte, monitorar as espécies nativas da área de estudo, com o registro geral das espécies com a formação de banco de dados do local. E por último fazer avaliação dos possíveis impactos do empreendimento sobre a fauna local e proposição de medidas mitigadoras.
O monitoramento é necessário para a unidade mantenha as certificações de qualidade e sustentabilidade nacionais e internacionais conquistadas, além de ser uma exigência de funcionamento.