Transição energética e sistemas alimentares circulares exigem abordagens inovadoras, diz Genyx

Encontro da Prefeitura de Belo Horizonte e da Organização internacional ICLEI América do Sul teve como objetivo discutir mudanças climáticas e sistema

Transição energética e sist

Belo Horizonte, 30 de outubro de 2023 - Transição energética e sistemas alimentares circulares são desafios interconectados que os governos locais podem abordar de maneira inovadora. Este foi o foco da apresentação da Genyx, o mais completo ecossistema do mercado solar, durante o evento "O Poder Transformador dos Sistemas Alimentares Sustentáveis", no II Encontro Minas Gerais do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade - que aconteceu durante o III Seminário Internacional de Segurança Alimentar, que termina nesta sexta-feira, na capital mineira.

A conferência fomentou discussões essenciais sobre a promoção de sistemas alimentares mais circulares, ecológicos e saudáveis, abrangendo todas as etapas, desde a produção até o consumo de alimentos. O debate incluiu a contribuição da energia solar para alcançar a sustentabilidade dos sistemas alimentares, diante das mudanças climáticas e necessidade de construção de alternativas para que cidades sejam cada vez mais sustentáveis.

“A Genyx, como parte do seu compromisso com a sustentabilidade, acredita que a produção de alimentos e energia pode coexistir de maneira otimizada, trazendo benefícios econômicos e ambientais significativos. Os sistemas alimentares são responsáveis por até 37% da emissão de gases do efeito estufa. Por isso, novas formas de produção, como as práticas agroecológicas e a ampliação da agricultura familiar, aliadas à transição energética, é tão importante", diz Lucas Freitas, CEO da Genyx

De acordo com a COO da Genyx, Maíra Colares, as micro usinas solares são altamente eficazes na produção de alimentos e criação de pequenos animais. "A agricultura sustentável, com o agrivoltaico, oferece vantagens como menor custo de produção, mais renda para as famílias, melhor aproveitamento da terra, economia de água, e menor impacto ambiental. Isso está alinhado com objetivos globais, como o Acordo de Paris, o Pacto de Milão e a Agenda 2030”, afirma.

As áreas de produção de alimentos, telhados de prédios públicos, áreas remanescentes de obras e até aterros sanitários podem produzir energia. O crédito desta energia pode abater contas públicas ou democratizar o acesso à energia às famílias do Cadastro Único ou beneficiárias do Bolsa Família. “A Genyx tem atuado em projetos da sociedade, como a construção da Favela 3D em parceria com Gerando Falcões, por acreditar que a energia solar tem que estar acessível para todos, de forma barata e limpa”, relembra Lucas Freitas.

A GENYX tem liderado essa discussão em parceria com o ICLE, que é uma rede global comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável, presente em mais de125 países e 2.500 governos locais e regionais, sendo 120 associados em oito países da América do Sul e 86 só no Brasil.

Notícias relacionadas
© Mudanças climáticas redesenham a agricultura brasileira

Mudanças climáticas redesenham a agricultura brasileira

© COP29: Fundo JBS e Banco da Amazônia assinam acordo para crédito a pequenos produtores do Pará

COP29: Fundo JBS e Banco da Amazônia assinam acordo para crédito a pequenos produtores do Pará

© Primeiro edifício residencial carbono zero do Brasil é inaugurado em Curitiba

Primeiro edifício residencial carbono zero do Brasil é inaugurado em Curitiba

© Mato Grosso do Sul Avança em Programa de Combustível do Futuro com Apoio à Transição Energética e Sustentabilidade

Mato Grosso do Sul Avança em Programa de Combustível do Futuro com Apoio à Transição Energética e Sustentabilidade

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook