Grupo Açotubo contribui para o desenvolvimento do setor sucroenergético com "Projeto Qualificar"

A Iniciativa, que tem como objetivo melhorar a qualidade dos processos no campo, já chegou a 30 unidades de 21 grupos empresariais

A capacitação das pessoas é um investimento com retorno garantido para as empresas, influenciando significativamente seus resultados. O Grupo Açotubo, que já tem esse conceito estabelecido em seus processos, e ciente da necessidade de difundir essa premissa também no campo, promove há três anos o Projeto Qualificar, destinado ao setor sucroenergético.  A iniciativa é conduzida por Willians Cintra, gerente da filial Sertãozinho, atual responsável pelos treinamentos junto aos consultores.

O objetivo do projeto, como seu próprio nome diz, é qualificar os principais agentes de recebimento, manutenção e suprimentos do setor sucroenergético com base em conceitos sobre qualidade, procedência e prevenção de adulterações relacionadas a produtos siderúrgicos.

Dessa forma, as empresas garantem que suas aquisições em produtos siderúrgicos oferecerão o retorno esperado, seja ele financeiro, de segurança ou de eficiência dos seus processos, além de combater práticas anticompetitivas de mercado, aliando tudo isso às atuais políticas de compliance das organizações. Desde a sua implantação, a iniciativa já foi realizada em 30 unidades de 21 grupos de empresas.

“Com isso, vamos deixando um legado de transparência e incentivo às boas práticas de mercado, aliadas com organizações que zelam por parcerias de longo prazo com empresas de confiança”, afirma Cintra.

 Resultados alcançados

A formação tem colaborado para fortalecer ainda mais a presença da Açotubo nas negociações do setor, possibilitando a otimização das operações, melhorando a produção, reduzindo prejuízos e fortalecendo a parceria com os clientes.

Dentre os resultados satisfatórios obtidos com a iniciativa, Cintra destaca o caso de um grupo de usinas do estado de Goiás, que enfrentava uma grande dificuldade em avançar com qualquer tipo de negociação. Segundo ele, apesar da seriedade da equipe de compras, outras empresas que participavam da concorrência entravam com materiais de origem questionável, que causavam uma série de problemas, resultando em prejuízo para as empresas. 

A equipe da filial viu nessa situação uma oportunidade para treinar a equipe de recebimento, manutenção e compras da indústria, abordando todos os pontos negativos no fornecimento desse tipo de material e o quanto sua utilização pode ser prejudicial na operação. Para embasar o treinamento, foram apresentados problemas relacionados a rompimentos precoces de tubulações, equipamentos com vida útil diminuída e situações que colocavam em risco a segurança dos colaboradores.

“Após o treinamento, nos tornamos referência sobre qualidade nos materiais, além de fonte de esclarecimento de dúvidas aos usuários de todas as áreas envolvidas. Como resultado, o setor de suprimentos dessa empresa realizou uma seleção mais criteriosa dos fornecedores para evitar novos transtornos no fornecimento desse tipo de material”, ressalta.

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