Novo Horizonte inaugura Meliponário com apoio da Usina Estiva e reforça compromisso com a preservação ambiental

Projeto idealizado por associação local e viabilizado por parceria público-privada promove educação ambiental e conservação das abelhas sem ferrão

Novo Horizonte inaugura Melipo

A cidade de Novo Horizonte (SP) deu um passo importante rumo à conservação ambiental com a inauguração do Meliponário Municipal, um espaço especialmente dedicado à preservação das abelhas nativas sem ferrão. O projeto é fruto da união de esforços entre a Associação de Apicultores e Meliponicultores de Novo Horizonte e Região (AAMEL), a Prefeitura Municipal e a Usina São José da Estiva, que patrocinou a iniciativa.

Instalado no pátio das Diretorias Municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, o meliponário nasce com uma proposta clara: educar a população sobre a importância das abelhas para a biodiversidade e a produção de alimentos, promovendo sua conservação em áreas urbanas.

“Sabemos do papel crucial que as abelhas desempenham na polinização e, por isso, não hesitamos em apoiar esse projeto”, destacou Clézio Menandro, gerente de Divisão Agrícola da Usina Estiva. A preocupação da empresa com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente foi evidenciada durante a cerimônia de inauguração, que reuniu autoridades, representantes da iniciativa privada e membros da comunidade.

Para a diretora municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Natália Munhoz, a parceria com a Usina Estiva foi fundamental para transformar o projeto em realidade. “Vamos demonstrar à população como as abelhas são essenciais à natureza. Este local só existe graças ao apoio da usina”, afirmou.

O meliponário, além de ser um espaço de conservação, será também um centro de educação ambiental e disseminação de conhecimento. “Teremos palestras e eventos para multiplicar o conhecimento sobre as abelhas”, informou o presidente da AAMEL, Ailton Fontana.

A solenidade contou com a presença do prefeito Fabiano Belentani, da vice-prefeita Amarilis de Biasi de Toledo Piza, vereadores, diretores municipais e representantes da Usina Estiva, entre eles Nilton Andreotti, Oudelso do Val Júnior, Flavio Assoline, Pedro Nogueira, Marcelo Pereira e Rose Guerra, responsável pela execução do projeto.

“A gratidão é de todos nós. A parceria entre o poder público, a comunidade e empresas como a Usina Estiva mostra que é possível realizar grandes feitos com união e compromisso com o futuro”, destacou o prefeito.

Com essa iniciativa, Novo Horizonte não apenas amplia sua política de preservação ambiental, como também dá exemplo de como o setor sucroenergético pode contribuir ativamente para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

Notícias relacionadas
© Gerson Claro lidera aproximação entre Mato Grosso do Sul e Ruanda e homenageia embaixador com título de Visitante Ilustre

Gerson Claro lidera aproximação entre Mato Grosso do Sul e Ruanda e homenageia embaixador com título de Visitante Ilustre

© Riachuelo lança primeira coleção de camisetas rastreáveis feitas com algodão 100% agroecológico e tingimento natural à base de plantas

Riachuelo lança primeira coleção de camisetas rastreáveis feitas com algodão 100% agroecológico e tingimento natural à base de plantas

© Campanha “Juntos Contra o Fogo” reforça compromisso do setor sucroenergético com a prevenção de incêndios e a proteção ambiental

Campanha “Juntos Contra o Fogo” reforça compromisso do setor sucroenergético com a prevenção de incêndios e a proteção ambiental

© Cultivo de erva-mate do Paraná vira Patrimônio Agrícola Mundial das Nações Unidas

Cultivo de erva-mate do Paraná vira Patrimônio Agrícola Mundial das Nações Unidas

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook