Após as perdas com as enchentes de 2023 e 2024, a 22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico irá reunir cerca de 5 mil pessoas no Assentamento Filhos de Sepé em Viamão para celebrar a safra 2024/2025 de 14 mil toneladas do grão. A festa da colheita, realizada anualmente pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul, marca o início da colheita do arroz agroecológico no estado.
Há mais de 20 anos, os assentados cultivam arroz orgânico, e atualmente, 290 famílias participam dessa produção em sete municípios: Viamão, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Charqueadas, Guaíba, Tapes e São Gabriel. Foram semeados 2.850 hectares de arroz agroecológico e 800 hectares em conversão.
A programação inicia às 9h com o ato de abertura da colheita do arroz na lavoura. Às 11h haverá um ato político com a presença de representantes do governo federal, parlamentares e convidados. O almoço será servido a partir das 13h.
Durante todo o dia também poderá ser visitada a Feira da reforma Agrária, com bancas das cooperativas da produção dos assentamentos. E a partir das 13h30, inicia o Festival por Terra, Arte e Pão, com apresentações dos músicos Antônio Gringo, Ciro Ferreira, Gustavo Couto, Marcial Congo, Martin Coplas, Zé Martins, do Unamérica, o Coral Nhe'e engatu da retomada da Fepagro, as bandas das escolas Rui Barbosa e Nossa Senhora de Fátima, de Viamão, e a bateria da Escola de Samba Unidos da Vila Isabel, terceira colocada do grupo Ouro no Carnaval de Porto Alegre.
SERVIÇO
22ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico
Dia 20 de março de 2025 (quinta-feira) das 9h às 18h
Assentamento Filhos de Sepé (RS-040, R. Progresso, 1000 - Águas Claras, Viamão/RS)