Ministro de Minas e Energia defende importância das PCHs e CGHs para o Setor Elétrico Brasileiro durante 8a Conferência Nacional

O povo brasileiro tem orgulho da energia limpa gerada pelas nossas hidrelétricas”, declarou Alexandre da Silveira.

Ministro de Minas e Energia de

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse na manhã de hoje, 18/03, durante a abertura da 8° Conferência Nacional de PCHs e CHGs, em Brasilia, o cenário das hidrelétricas vive um novo momento e ressaltou a importância da geração de energia hídrica para o crescimento do Setor Elétrico Brasileiro.

“Este ano é o ano do setor elétrico, ano de grandes leilões de geração e transmissão. Ano do primeiro leilão de baterias da nossa história. O povo brasileiro tem orgulho da energia limpa gerada pelas nossas hidrelétricas”, declarou Alexandre da Silveira.

Segundo ele, o Leilão A-5 de energia, programado para agosto de 2025, deverá gerar aproximadamente 60 mil empregos diretos e indiretos e mobilizar bilhões de reais em investimentos. O certame, que marca a retomada dos leilões específicos para Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), já registra um recorde de 225 projetos cadastrados em 15 estados brasileiros, com potencial de quase 3 gigawatts de capacidade instalada.

"Estamos retomando os leilões de energia e vamos destravar o potencial das nossas hidrelétricas", afirmou o representante do Ministério durante o evento. "Com mais hidrelétricas, geramos mais empregos, aumentamos a oferta de energia e fortalecemos a indústria nacional", reforçou.

O governo anunciou dois leilões para estimular a geração hidráulica no país: o primeiro em junho e o segundo em agosto. As PCHs atualmente respondem por 3% da capacidade instalada do Sistema Interligado Nacional, percentual que deverá aumentar significativamente com os novos projetos.

Energia limpa e renovável

Na ocasião, o Ministro de Minas e Energia salientou ainda que o Brasil detém 11% da água doce de todo o planeta, ou seja, apresenta grande potencial para a geração de energia limpa. E, na oportunidade, reforçou sobre destravar o processo regulatório para promover mais energia limpa e sustentável. “Eu defendo a importância das hidrelétricas para o Brasil, sejam elas grandes ou pequenas. As PCH’s respondem por 3% de toda a capacidade instalada do sistema integrado nacional. Mas podemos mais, estamos e vamos fazer mais. Retomamos os leilões de energia, vamos destravar o potencial das nossas PCH’s,” disse o Ministro do MME, Alexandre Silveira.

As PCHs e CGHs desempenham um papel vital no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, proporcionando benefícios não apenas no fornecimento de energia renovável, mas também no desenvolvimento local, geração de empregos, infraestrutura, e qualidade de vida. Elas representam uma solução sustentável e viável para o futuro energético do país, alinhada com as metas globais de transição energética e descarbonização, ao mesmo tempo em que promovem o crescimento e o bem-estar das comunidades ao seu redor.

“Além da geração de energia, as PCHs oferecem benefícios como redução dos impactos de enchentes e secas, usos múltiplos para abastecimento humano e animal, irrigação, turismo e transporte hidroviário. As nossas PCHs podem funcionar como baterias próximas às cargas, reduzindo custos de transmissão e distribuição", enfatizou Silveira.


Notícias relacionadas
© Mato Grosso do Sul supera 1,5 gigawatt de potência na geração própria solar

Mato Grosso do Sul supera 1,5 gigawatt de potência na geração própria solar

© Energia renovável bate recorde em 2024, mas desafios para meta global de 2030 persistem

Energia renovável bate recorde em 2024, mas desafios para meta global de 2030 persistem

© Conta de energia elétrica permanecerá sem cobrança extra em março

Conta de energia elétrica permanecerá sem cobrança extra em março

© Mato Grosso do Sul supera 1,5 GW de potência em geração própria solar

Mato Grosso do Sul supera 1,5 GW de potência em geração própria solar

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook