Recife (PE) se torna polo estratégico de inovações no agronegócio com Simpósio da FACTA

Evento irá abordar inovações tecnológicas para a avicultura, suinocultura e, especialmente, para a aquicultura, com foco nos desafios e oportunidades

Recife (PE) se torna polo estr

Dando continuidade ao programa "FACTA na Estrada", a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Animal escolheu Recife (PE) como sede do Simpósio sobre Inovações Tecnológicas na Produção de Aves, Peixes e Suínos, que será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 2025. A escolha da capital pernambucana reflete a crescente relevância da região Nordeste para a avicultura e outras cadeias produtivas do setor agropecuário brasileiro.

De acordo com o presidente da FACTA, Ariel Mendes, a decisão de realizar o evento em Recife se deve à importância do Nordeste tanto na avicultura de corte quanto na de postura, além do avanço expressivo da piscicultura na região. "A produção de tilápia tem se desenvolvido bastante e o Nordeste já é um grande produtor de camarão, tornando-se um polo estratégico para o agronegócio brasileiro".

Outro diferencial do simpósio é seu formato multiespécies, abordando temas voltados não apenas para a avicultura, mas também para a suinocultura e a aquicultura. A FACTA pretende levar informações e inovações tecnológicas a uma região que, segundo Mendes, carece de eventos técnicos de alta qualidade. "Nas ações realizadas no Sul do Brasil, a presença predominante é de técnicos das empresas integradoras, de saúde animal e de nutrição animal. No Nordeste, no entanto, os eventos atraem principalmente produtores e empresários, o que nos levou a estruturar uma programação que atenda tanto aos aspectos técnicos quanto às demandas do setor produtivo", explica.

Uma programação abrangente

A programação foi definida com base nas necessidades regionais, por meio de uma comissão organizadora formada por acadêmicos, empresários e técnicos do setor. Entre os temas de destaque do Simpósio, está a sucessão familiar, um desafio recorrente na avicultura local, que ainda é predominantemente de empresas com administração familiar. A programação contará com a presença de um advogado para abordar as implicações jurídicas desse processo, além de cases de empresas que já iniciaram essa transição, como a Guaraves. Outro tema relevante é a nutrição, com foco na redução de custos, e os desafios sanitários para aves, suínos e pescados.

Além disso, a falta de mão de obra será um dos pontos de debate, uma preocupação crescente na região. A programação abordará as novas dinâmicas no relacionamento entre empregadores e funcionários, especialmente com as gerações mais jovens. O presidente da FACTA destaca, ainda, que essa preocupação não é exclusiva do Nordeste, mas se estende também ao Sul e Sudeste do país. "Hoje, há uma grande quantidade de pessoas em diferentes localidades que recebem auxílio do Bolsa Família e, por conta disso, acabam não se interessando pelo trabalho na avicultura. Esse é um tema que será amplamente discutido", afirma.

A FACTA já tem histórico de eventos de sucesso na região, tendo realizado, em anos anteriores, simpósios em Pernambuco que registraram grande participação e excelente avaliação do público. "Recife é um ponto estratégico, pois está centralizado e facilita a presença de participantes de estados como Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia, que hoje se destaca como um polo crescente na avicultura", ressalta.

Nordeste: uma região de oportunidades

O programa FACTA na Estrada busca fortalecer o setor agropecuário em diversas regiões, o Nordeste hoje apresenta uma forte demanda por eventos técnicos e grande potencial produtivo. Além do crescimento da avicultura, a suinocultura e a piscicultura também têm avançado significativamente, impulsionadas pelo aumento da renda na região e por políticas governamentais que incentivam a industrialização. "Há um enorme potencial para que a produção de proteína animal seja expandida localmente, reduzindo a dependência de abastecimento do Sul e Sudeste", pontua Mendes. Outro fator que reforça esse crescimento é o turismo, que atrai visitantes brasileiros e europeus durante todo o ano, ampliando a demanda por proteínas de qualidade.

O presidente da FACTA também destaca que a produção no Sul do país, principalmente de frangos e suínos, está fortemente voltada para exportação. "Embora 70% da produção permaneça no mercado interno, o Brasil continuará sendo um grande exportador de carne de frango e tende a aumentar a exportação de carne suína. Enviar esses produtos para o Nordeste tem um custo elevado, já que o transporte é feito basicamente por rodovias, encarecendo a operação", explica.

Outro ponto relevante é o crescimento da produção de tilápia, principalmente no Paraná, o maior produtor do país. Parte dessa produção já está sendo exportada, ainda que em pequena escala, na forma de filé de peito resfriado para os Estados Unidos, por via aérea. "Desde que o peixe sai da água até o terceiro ou quarto dia, ele já está disponível nos restaurantes americanos. Esse volume deve crescer nos próximos anos", afirma Mendes. Essa expansão representa uma oportunidade para o desenvolvimento da produção local no Nordeste, reduzindo a necessidade de abastecimento a partir do Sul do país.

Com a iniciativa, a FACTA reforça seu compromisso em promover a disseminação de conhecimento e fortalecer o desenvolvimento do setor agropecuário em diferentes regiões do Brasil. “O simpósio de Recife será mais uma oportunidade para fomentar debates sobre inovações tecnológicas e aproximar os produtores nordestinos das mais recentes tendências do mercado”, finaliza.

Notícias relacionadas
© Jacyr Costa Filho é o presidente de honra da 31ª Fenasucro & Agrocana

Jacyr Costa Filho é o presidente de honra da 31ª Fenasucro & Agrocana

© Governo de Goiás promove 1º Encontro de Secretários Municipais de Agricultura

Governo de Goiás promove 1º Encontro de Secretários Municipais de Agricultura

© Participantes da Colômbia, México e Austrália estarão no evento organizado pela ORPLANA, durante os dias 2 e 3 de abril, em Brasília

Participantes da Colômbia, México e Austrália estarão no evento organizado pela ORPLANA, durante os dias 2 e 3 de abril, em Brasília

© Sustentabilidade na balança: pesagem na propriedade rural pode reduzir até 80% da emissão de CO2

Sustentabilidade na balança: pesagem na propriedade rural pode reduzir até 80% da emissão de CO2

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook