Plenário do Senado votará regulamentação da reforma tributária nesta quinta-feira

Sessão plenária de ontem foi suspensa após os pronunciamentos e encerrada sem votação de projetos

Plenário do Senado votará re

A sessão do Plenário desta quarta-feira (11) foi encerrada sem a abertura da ordem do dia — período em que os projetos são votados —, tendo em vista o prolongamento da reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que avançou pela noite. Assim, a votação do projeto que regulamenta a reforma tributária (PLP 68/2024) ficou para esta quinta-feira (12), a partir das 10h. A sessão do Congresso Nacional, prevista para o mesmo horário de quinta-feira, foi cancelada, para viabilizar a votação do projeto da regulamentação no Plenário do Senado.

O anúncio foi feito pelo presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP), durante a discussão da matéria na comissão. A programação inicial era que o projeto fosse votado tanto na comissão como no Plenário nesta quarta-feira (11), mas a discussão sobre o tema na CCJ se alongou. O relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM), informou que haviam sido apresentadas quase 2 mil emendas ao texto, além das que foram apresentadas durante a reunião desta quarta-feira.

De iniciativa do governo, o projeto cria as regras que vão viabilizar o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, com a substituição de cinco tributos (ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins) por três: Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de nível federal; Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de nível estadual e municipal; e Imposto Seletivo, de nível federal. Trava para a carga tributária, mecanismo de cashback e tarifa zero para medicamentos selecionados são alguns dos pontos de destaque do projeto. Se aprovada no Senado, a matéria retorna para nova análise da Câmara dos Deputados.

O PLP 68/2024 é o primeiro projeto de lei complementar destinado a regulamentar as mudanças previstas na Emenda Constitucional 132, que instituiu a reforma tributária, em 2023.

Outros projetos

A pauta da sessão do Plenário desta quarta também trazia o projeto que retira dos limites de despesas com pessoal os gastos com terceirização e organizações da sociedade civil (PLP 141/2024) e o que trata do aproveitamento de energia eólica offshore para expandir a produção de eletricidade no país (PL 576/2021). Outra matéria que constava da pauta é a que autoriza a criação da Alada, empresa pública brasileira para projetos aeroespaciais (PL 3.819/2024). Esses projetos também serão votados na sessão de quinta-feira.


Fonte: Agência Senado


Notícias relacionadas
© Gerson destaca avanços e fortalecimento da segurança pública durante entrega de viaturas

Gerson destaca avanços e fortalecimento da segurança pública durante entrega de viaturas

© Senado aprova projeto que garante participação de produtores de cana nas receitas de créditos de descarbonização

Senado aprova projeto que garante participação de produtores de cana nas receitas de créditos de descarbonização

© Assembleia Legislativa do RS vota nesta terça lei pró-aviação agrícola

Assembleia Legislativa do RS vota nesta terça lei pró-aviação agrícola

© PL dos Bioinsumos é aprovado na Câmara dos Deputados

PL dos Bioinsumos é aprovado na Câmara dos Deputados

Comentários 0
Deixe seu comentário
or

For faster login or register use your social account.

Connect with Facebook