Entre os dias 4 e 6 de dezembro, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) será palco do Agroecol. Com o tema central “Água e Clima: Direito à Vida”, o evento reunirá os principais atores da agroecologia do Mato Grosso do Sul e especialistas do Brasil e América do Sul para buscar soluções sustentáveis para a agricultura, com foco nos desafios da escassez hídrica e das mudanças climáticas.
O Agroecol busca promover um diálogo aberto e construtivo entre os principais atores da agroecologia, com o objetivo de fortalecer a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis. A programação contará com uma série de atividades, como: seminários, mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, feira agroecológica e apresentações culturais.
As atividades começam na quarta-feira, 4 de dezembro, a partir das 13h30, no Auditório 2, da UFMS, com a realização do 8º Seminário Estadual de Educação do Campo de MS (Seducampo). Na mesma data, a partir das 18hs, haverá recepção dos participantes da solenidade de abertura do Agroecol, que está prevista para acontecer às 19hs. Na ocasião, às 20hs, acontece a Conferência Magna intitulada “Agricultura familiar e Agroecologia pela manutenção da vida”, ministrada pela Dra. Vânia Costa Pimentel, professora de agroecologia, do Instituto Federal de Brasília e coordenadora da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) no Centro-Oeste. A mediação da Conferência será feita pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Milton Parron Padovan.
Ao longo dos três dias de evento os participantes poderão prestigiar diversas apresentações culturais, tais como: varal de poesia, teatros, cirandas, músicas e cantos, exibição de documentários, entre outras atividades formas de expressão artísticas.
A Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade, que acontece no Complexo Multiuso da UFMS, reunirá mais de 50 expositores de produtos agroecológicos preparados por agricultores familiares, reunindo sabores e saberes dos biomas do Cerrado e do Pantanal. Além dos participantes do evento, a Feira também é aberta para o público urbano da capital.
As mesas redondas temáticas, que acontecem simultaneamente com outras atividades durante o Agroecol, merecem destaque especial. Ao todo serão sete mesas redondas, que acontecerão de 5 a 6 de dezembro, das 8hs às 19h30, no auditório da UFMS. A programação abordará diversos temas relacionados à agroecologia, desde a importância do diálogo entre conhecimento científico e tradicional até a luta contra o uso de agrotóxicos e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis. Serão realizados debates sobre cadeias produtivas de plantas medicinais, quintais produtivos, crédito de carbono, agroextrativismo, entre outros assuntos. Para saber mais consulte a programação do evento no site: Link.
Na sexta-feira, 6 de dezembro, às 15h30, acontecem duas atividades simultâneas. Uma delas será o 1° Encontro dos Extrativistas do MS, que acontece no Auditório 2, que tem como mediadores: Francimar Perez Matheus da Silva (Agraer) e Wagner dos Santos (Instituto Pantanal Sul). A outra atividade será a apresentação oral de trabalhos científicos, inscritos no Agroecol, que acontecerá em 11 salas divididas por grupos temáticos, tais como: desenvolvimento territorial em bases agroecológicas, manejo de agroecossistemas sustentáveis, redes de comercialização e agroecologia, agricultura familiar e produtos da sociobiodiversidade, uso e conservação dos recursos naturais, sistemas agroflorestais de base agroecológica, educação do campo, construção de conhecimentos agroecológicos, sementes e propágulos de base agroecológica, saúde, homeopatia e agroecologia e produção animal agroecológica.
Além dessas atividades, ao longo dos três dias de evento, de forma simultânea, serão realizadas 16 oficinas que abordam ampla variedade de temas. As oficinas têm vagas limitadas. As informações sobre temas, datas e horários encontram-se na programação do evento.
Reunião sobre PNAE - Uma reunião está sendo organizada pela Cecane/UFMS e Catrapovos, vai acontecer na quinta-feira, 5 de dezembro, das 18h às 19h30. O tema central da atividade será a inclusão de produtos de povos indígenas e comunidades quilombolas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na ocasião, representantes de comunidades tradicionais e especialistas em políticas públicas vão buscar estratégias de inclusão produtiva desses alimentos na alimentação escolar. A mediação será conduzida pela professora da UFMS, Deise Bresan, da UFMS e pelo Procurador do MPF/MS, Dr. Marco Antônio Delfino.
Realização - O evento é uma realização da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). É uma promoção da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa/MS), Cooperativa de Trabalho em Desenvolvimento Rural e Agronegócio (Coopaer), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), Instituto Pantanal Sul, Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários, Programa Nacional dos Comitês de Cultura de Mato Grosso do Sul (PNCC) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Serviço:
Agroecol 2024
Data: 4 a 6 de dezembro de 2024
Local: UFMS - Campo Grande/MS
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/ijncrpqYhfQZKLPg8
Christiane Congro Comas Embrapa Agropecuária Oeste