Pesquisadores da Fundação MS percorrerão os municípios de Maracaju (12/11), Rio Brilhante (13/11) e Ponta Porã (14/11), com a finalidade de apresentar os resultados de trabalhos de pesquisa, realizados durante a segunda safra de 2024. O impacto de determinados nutrientes, químicos e biológicos, dados sobre pragas e doenças, a escolha de híbridos específicos e alternativas de culturas para a segunda safra serão temas tratados nesses encontros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.fundacaoms.org.br/agenda.
Em todas as etapas, a programação terá início às 7h30 e seguirá até as 12h. O circuito de palestras contará com pesquisadores da Fundação MS, que apresentarão as mais recentes análises e avaliações técnicas, oferecendo informações relevantes para a segunda safra.
Entre os temas abordados pelo pesquisador Douglas de Castilho Gitti estão: “Magnésio no solo e seus efeitos na produtividade do milho safrinha (4 anos)”; “Fósforo, Potássio e Enxofre: doses ideais para maximizar produção e rentabilidade (5 anos)”; “Nitrogênio a lanço: aplicação antes e após a semeadura”; “Biológicos: uso de Azospirillum e Bacillus em sementes e sulco de plantio”; e “Aplicação foliar de manganês e nitrogênio no milho safrinha”.
Na sequência, o pesquisador André Luis Faleiros Lourenção abordará o tema "Escolha de híbridos em períodos de crise", seguido pela pesquisadora Ana Claudia Ruschel Mochko, que tratará do “Controle eficaz da Mancha-de-bipolaris com fungicida”. Luciano Del Bem Júnior apresentará os “Desafios e estratégias no manejo de pragas e plantas daninhas na cultura do milho”, e o ciclo de palestras será encerrado pelo pesquisador João Paulo Oliveira Ribeiro, com seu trabalho intitulado: “Performance de cultivares de feijão-comum, aveia-granífera e trigo no Centro-Sul do MS”.
Segundo a Fundação MS, a programação, rica em conteúdos técnicos, oferece uma oportunidade para produtores e profissionais do agronegócio aprofundarem seus conhecimentos e se atualizarem sobre práticas utilizadas na safra 2024, que servirão como base para as estratégias adotadas no próximo ano.
Em todos os municípios, o evento é promovido pelo Sistema Famasul, Aprosoja/MS e Sistema OCB/MS. Em Maracaju, além da realização pela Fundação MS, o evento conta com o apoio do Sindicato Rural de Maracaju e da Prefeitura Municipal. Em Rio Brilhante, a realização é dividida com o Sindicato Rural do município, com apoio da Fundect, Semadesc, AERAB e da Prefeitura Municipal de Rio Brilhante. Já em Ponta Porã, a realização é feita pelas empresas Ciarama Insumos, Ciarama Máquinas e Ciarama Fazendas, com apoio do Sindicato Rural de Ponta Porã, Fundect e Semadesc.
Serviço:
O que: Apresentação de Resultados Safra 2024
Data e local: Maracaju 12/11, Rio Brilhante 13/11 e Ponta Porã 14/11
Horário: 7h30h (Horário local)
Link para Inscrição:fundacaoms.org.br/agenda